JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Energisa moderniza frota e utiliza até lanchas para reforçar atendimentos em áreas de rios durante o período chuvoso

Ao todo, são utilizados cerca de 550 veículos para atuação em todo o estado

Por Comunicação - ETO em 06/12/2021 às 14:36:29
Foto: Divulgação/ETO

Foto: Divulgação/ETO

No último trimestre, a temporada de chuvas se intensifica no Tocantins. Esse período é marcado por alta incidência de raios e ventos fortes que podem ultrapassar os 80 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tal cenário tem impacto direto no sistema elétrico. Levantamento do instituto mostra que os raios são responsáveis por cerca de 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, somente até outubro deste ano já foram registrados mais de 2,6 milhões de raios no Tocantins.

Além disso, com os fortes ventos, muitas árvores e objetos acabam atingindo os fios de energia, quebrando postes e interrompendo o fornecimento. Para agilizar ainda mais o atendimento dessas ocorrências, a Energisa investe em equipamentos de proteção e automação da rede, modernização da frota e treinamento das equipes. "O forte investimento faz parte da transformação que a Energisa está realizando desde que assumiu a concessão de energia elétrica no estado, em 2014", afirma o diretor Técnico e Comercial da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.

Atualmente são utilizados cerca de 550 veículos em todo o estado – motos, carros, caminhonetes, caminhões e até subestações móveis. Para as regiões de difícil acesso, os veículos são equipados com pneus maiores e recebem atenção na suspensão e proteção no para-choque e cárter do motor.

Agora, a empresa também vai utilizar lanchas voadeiras para chegar em menor tempo aos clientes localizados em regiões de rios. "Já estamos com uma lancha atuando na região de Lagoa da Confusão, que é composta pela Ilha do Bananal. Vamos conseguir acessar com maior segurança e menor tempo lugares que hoje temos muita dificuldade para chegar com os nossos veículos terrestres. Sem dúvida, é um ganho enorme principalmente na satisfação e percepção do cliente", destaca o engenheiro eletricista Clebson Alves Duarte, responsável pela implantação do projeto. Além da aquisição, eletricistas e auxiliares comerciais que atuam na região já participaram de treinamento especializado com profissionais da Marinha do Brasil.

Hoje, o sistema elétrico do Tocantins conta com moderna tecnologia que permite o monitoramento da rede de energia e das variações climáticas em tempo real, o que permite antecipar ações e deslocar equipes para reforçar a atuação em áreas que entrarão em contingência. "A Energisa sempre investe para termos equipamentos, veículos e profissionais aptos a enfrentarem os desafios geográficos ou impostos pelo clima ou outras situações. Neste ano desenvolvemos um projeto com foco na redução do tempo de atendimento, que reúne diversas iniciativas para este fim em diversas regiões do estado, principalmente nas áreas alagadas em que as dificuldades de acesso e atendimento são elevadas. Foi aí que surgiu a ideia de utilizarmos, também, embarcações", explica o supervisor de Pós-Operação, Júlio Cesar Veloso.

O eletricista Wesley Santana, que atua há sete anos na Lagoa da Confusão, destaca a importância da embarcação. "É uma grande conquista para nós e para nossos clientes. Esse barco será fundamental para atendermos as demandas em menor tempo. Já passamos por treinamento com a marinha e estamos capacitados para utilizar a embarcação", diz.


Comunicar erro

Comentários

BANNER 05