JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Celebração da Luta Antimanicomial em Paraíso é marcada por entrega da reforma e aquisição de Van para unidade do Caps

Por Fernando Rios em 18/05/2022 às 12:46:08
Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

Neste dia 18 de maio, quarta-feira, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Paraíso do Tocantins, o momento de celebração e conscientização foi realizado na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e contou com a presença do Prefeito Celso Morais, que na oportunidade realizou a entrega da reforma geral do local e anunciou aquisição de um veículo utilitário Van para utilização do Caps.

Além do gestor municipal, estiveram presentes no evento, servidores e usuários do serviço, que tem o objetivo de atender pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, sendo uma alternativa aos antigos manicômios. O Secretário de Saúde, Arllérico André, a vereadora Camilla Rhuana (MDB), além de secretários e colaboradores da gestão municipal, também marcaram presença.

Durante seu discurso, Celso Morais, ressaltou a importância dos serviços realizados pelo Caps em Paraíso, que atende uma média de 300 pessoas. Celso também comentou sobre a reforma que está sendo entregue nesta data. "Há mais de 12 anos este prédio não passava por uma reforma e agora conseguimos este benefício para a comunidade. Também estamos anunciando a compra de uma Van, que é uma demanda antiga dos usuários", destacou.

O veículo automotivo está sendo adquirido pelo município, com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Osires Damaso (PSC – TO), no valor de R$ 300 mil. A van, da marca Mercedes-Benz, cujo processo de compra está em andamento, conta com 16 assentos para passageiros.

O Secretário de Saúde Arllérico André ressaltou os trabalhos ofertados pelo Caps em Paraíso. "Esse é um grande momento, pois estamos recebendo esta reforma, oportunizada pela gestão municipal. Hoje o Caps conta com uma equipe de multiprofissionais, como médico psiquiatra, médico clínico, enfermeiro, farmacêutico, técnico em enfermagem, assistente social e psicólogo, que possibilita um atendimento humanizado".

Sobre o atendimento do Caps, Raimunda dos Santos, cujo irmão é dos usuários do serviço, destaca como de grande relevância para a comunidade. "O Caps foi um divisor de águas, pois antes deixávamos nossos familiares com problemas mentais internados e agora temos uma integração social das pessoas atendidas. Como família só temos a agradecer".

O movimento de luta antimanicomial teve início no Brasil na década de 1970, com objetivo de rever os métodos adotados no atendimento e tratamento dos doentes mentais. Dois marcos importantes para esta luta foram o Encontro dos profissionais de saúde mental em Bauru/SP e a I Conferência de Saúde Mental em Brasília.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05