BANNER 05

Encceja 2022 inscrições podem ser feitas até dia 4 de junho no site do Inep

A prova é voltada para a certificação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada

Por Central TO em 24/05/2022 às 16:53:34
Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 iniciaram nesta terça-feira, 24, e terminam no dia 04 de junho. O objetivo do Encceja é avaliar as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

As provas serão aplicadas em todo o país e estão marcadas para acontecer no dia 28 de agosto. Para o ensino fundamental é necessário ter acima de 15 anos. Para o ensino médio ter mais de 18 anos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforça que este ano não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. No entanto, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Elizete Viana Paixão, o exame é uma ferramenta de formação humana e educacional. "O Encceja vem de encontro às necessidades daqueles que, por algum motivo, não concluíram a educação básica. O exame permite obter a certificação, seja para buscar melhores colocações no mercado de trabalho ou para cursar o nível superior", frisou.

Edital

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 36, de 12 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Encceja 2022. Confira o edital Encceja 2022: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-maio-de-2022-400307253

Provas

Os inscritos passarão por quatro provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas, além de uma redação. As provas são divididas entre várias áreas de conhecimento.

Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ensino Médio: Ciências da Natureza; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e uma redação; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Tocantins

No Tocantins, as provas serão aplicadas nos municípios de: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas Do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema Do Tocantins, Palmas, Paraíso Do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.


Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

GRAFICA REAL