JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

São João do Cerrado: "Para todo fim, um recomeço" é tema de uma das juninas do festival

Fundada em 2015, a Encanto do Luar será uma das três competidoras do maior arraiá do Tocantins, realizado no próximo fim de semana, dias 25 e 26, no Parque Cimba

Por Adriana Santana em 21/06/2022 às 10:28:09
Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Na expectativa para o início do Festival São João do Cerrado, que retorna de forma presencial este ano no Parque Cimba, a Prefeitura de Araguaína inicia uma série de apresentação das quadrilhas que irão competir no próximo sábado, 25, e domingo, 26. O objetivo das entrevistas é mostrar a história dos grupos e a expectativa para o festival.

A Encanto do Luar é a primeira entrevistada da série. Fundada em 2015, a junina surgiu de uma turma de amigos admiradores das festas juninas que decidiram se reunir para se divertir dançando no ritmo de São João. No mesmo ano, inscreveram o grupo no festival de quadrilhas de Araguaína.

"Dançar quadrilha sempre foi a nossa forma de diversão e tornar isso profissional foi natural porque quando estamos reunidos é sempre uma mistura de bons sentimentos, amizade, alegria e com a chegada dos campeonatos, o profissionalismo", disse o presidente da Encanto do Luar, Heden Sobrinho.

Atualmente, a junina tem mais de 40 pessoas envolvidas, sendo 14 casais de dançarinos, produtores, coreógrafos, estilistas, maquiadores e outros. Os ensaios de preparação para a competição em Araguaína começaram em abril e são realizados quatro dias na semana.

Trajetória em festivais
Em sete anos de formação, a Encanto do Luar já participou de festivais dentro e fora do estado, sendo primeira colocada em Redenção e em Conceição do Araguaia, no Pará. No São João do Cerrado, o grupo foi vice-campeão nos anos de 2017 a 2019, tendo outros títulos como Melhor Rainha, Casal de Noivos e Rainha Mirim.

"Tivemos momentos marcantes em vários locais por onde passamos, mas nos apresentarmos em nossa cidade é uma emoção enorme, afinal, nos preparamos o ano inteiro para o São João do Cerrado. Subir no tablado diante de nossos familiares, amigos e de toda cidade é uma sensação indescritível", descreveu Heden.

Retorno ao São João do Cerrado
Depois de dois anos sem evento presencial por causa da pandemia do coronavírus, o grupo preparou uma apresentação especial para a edição deste ano. Com o tema: "Para todo fim, um recomeço", a quadrilha pretende levar uma mistura de saudade e esperança.

"Para essa edição não se trata nem de ganhar ou perder, é uma questão de não deixarmos perder a tradição, a magia da nossa festa junina. Tivemos muitos colegas que desistiram de seus grupos por causa da realidade pandêmica, mas, o São João não morreu, ao contrário, começaremos uma nova fase, um recomeço", contou o presidente.

Expectativa enorme também para o casal Ricardo Santana e Marah Araújo, que esse ano farão a estreia juntos como dançarinos na mesma junina. "A quadrilha que participava não vai participar esse ano, e paralelo a isso casei com o Ricardo que já era da quadrilha Encanto do Luar, então decidimos celebrar nosso amor pelo São João juntos como um casal aqui também", contou Marah.

"Esse ano o festival tem um gosto ainda mais especial para mim, afinal, estarei vivendo a minha paixão pela festa junina ao lado da minha companheira e paixão de vida", enfatizou Ricardo.

Programação
A estimativa da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da cidade é receber um público de mais de 30 mil pessoas nos dois dias de evento. A programação do Festival São João do Cerrado terá apresentação de artistas de Araguaína, entre eles Carlone Alves, Embalo do Forró e Forró Pegada e Bola da Guitarra, com destaque para o show da banda nacional Forrozão Tropykália.

Premiação
Nesta edição, as quadrilhas juninas Encanto do Luar, Os Fei de Cum Força e Os Malacabados estão inscritas e concorrerão ao título de campeã do festival, além de disputarem as premiações nos concursos temáticos como: Melhor Casal Cangaço, Melhor Casal de Noivos, Melhor Casal de Rei e Rainha, Rainha do São João do Cerrado, Rainha Mirim e Rainha da Diversidade.

A premiação total do festival será de R$ 27.300.

Programação
Dia 25 (sábado)
20h – Apresentação das quadrilhas juninas;
22h - Show Embalo do Forró;
00h – Show Forró Pegado e Bola da Guitarra.

Dia 26 (domingo)
20h - Apresentação das quadrilhas juninas;
23h – Show Cantor Carlone Alves;
1h – Show Forrozão Tropykália.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05