JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Encontro de Tática do PT-TO define pré-candidaturas para as eleições no Tocantins

Por Comunicação deputado Zé Roberto Lula em 04/07/2022 às 08:28:25
Foto: Divulgação/ Ascom PT-TO

Foto: Divulgação/ Ascom PT-TO

Um total de 16 pré-candidatos (as) a deputado e deputada estadual, cinco para deputado e deputada federal, e a definição da pré-candidatura petista ao governo com Paulo Mourão, foram definições do Encontro de Táticas Eleitorais do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Tocantins (PT-TO), realizado na manhã deste sábado, 2, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet).

Os delegados e delegadas presentes aprovaram por unanimidade a indicação do ex-deputado e ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, para a disputa ao governo do estado, e seu nome será levado à Convenção da Federação para sua homologação. "Demos um grande passo no projeto de desenvolvimento inclusivo, que todas e todos, unidos e juntos, queremos no Tocantins", destacou o presidente do PT-TO, deputado estadual Zé Roberto Lula.

A resolução aprovada pelos delegados e delegadas autorizou, ainda, que a Comissão Executiva Estadual faça as discussões, junto com a Federação, acerca das vagas de vice-governador(a), senador(a) e suplências, bem como possíveis mudanças nas candidaturas a deputado e deputada estadual e federal.

Proporcionais

Um total de 16 pré-candidaturas foram referendadas pelo PT-TO durante o Encontro de Táticas Eleitorais, para compor a chapa proporcional na Federação Brasil Esperança, que reúne ainda o PV e o PCdoB. No que diz respeito às pré-candidaturas para deputado federal, quatro, dos cinco nomes que devem ser indicados pelo PT-TO, ficaram definidos e a nominata será completada em momento posterior pelo Diretório Estadual.

Tendo em vista a atual situação do país com o governo de extrema direita, que exclui e massacra a classe trabalhadora e a real possibilidade de uma frente ampla de esquerda em busca de um diálogo permanente com as necessidades da população, o PT-TO definiu, em sua resolução política, que a tática principal do PT-TO, será a eleição de governador e a ampliação de suas bancadas na Câmara e Assembleia, com vistas a potencializar a pré-candidatura de Lula no Tocantins.

Neste sentido, e com a oportunidade da classe trabalhadora assumir o protagonismo na luta pela inclusão da trabalhadora e do trabalhador no orçamento, em sua resolução aprovada, o PT-TO definiu a proposição à Federação, "que os partidos que a compõem cumpram o estatuto da Federação, em especial com relação a fidelidade partidária e federada", e por 44 votos a sete, os delegados e delegadas decidiram pela não homologação da pré-candidatura a reeleição da deputada estadual Amália Santana, tendo em vista o seu posicionamento declarado em favor de outro projeto de governo para o Tocantins.

Desta forma a nominata do PT-TO, aprovada no seu Encontro de Táticas Eleitorais ficou da seguinte maneira:

Pré-candidato a governador

Paulo Mourão

Pré-candidatos e pré-candidatas a deputado e deputada estadual

Amilton Pereira dos Santos

Ana Cleia Ferreira Rosa

Antonio Marcos Nunes Bandeira

Dislaine Dias dos Santos

Edvaldo Soares Oliveira

Euclides Lima Parente

Eutália Barbosa Rodrigues

George França dos Santos

José Alves da Silva

José Arimateia De Macedo

José Geraldo da Silva

José Roque Rodrigues Santiago

Juliana Meneguete Helmer

Kleber Gomes da Silva

Marcia Andrea Morroni

Rubens Araújo da Silva

Pré-candidatos e pré-candidatas a deputado e deputada federal

Célio Alves Moura

Maria Vanir Ilídio

José Roberto Ribeiro Forzani

Julyene Bueno Marinho Felipe

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05