BANNER 05

Carlesse segue subindo em pesquisa mesmo antes de lançar pré-candidatura e mostra força para o Senado

Pesquisa Correio do Povo/Portal Benício divulgada nesta terça-feira, 5, mostra o ex-governador Mauro Carlesse com 14%

Por Central TO em 06/07/2022 às 09:48:12
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nova rodada de pesquisa Correio do Povo/Portal Benício divulgada nesta terça-feira, 5, mostra que o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Mauro Carlesse (Agir), entrará forte na disputa pela única vaga de Senador em disputa nas eleições deste ano. Mesmo antes do lançamento oficial de sua pré-candidatura, o que deve ocorrer apenas nesta quarta-feira, 6, em Gurupi, Carlesse segue subindo na preferência do eleitorado e está empatado tecnicamente entre os três primeiros colocados na pesquisa.

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo site Portal Benício, o ex-governador Mauro Carlesse já aparece com 14%, um ponto a mais do que no último levantamento realizado em maio. Analistas indicam que o crescimento de Carlesse se deu pela sua absolvição pelo TRE, em julgamento no final do mês passado. Segundo o especialista ouvido pela reportagem, esse fato deixa claro para o eleitor que Carlesse sempre esteve apto disputar as eleições deste ano.

Desde o mês de abril o Portal Benício vem divulgando pesquisas do instituto Correio do Povo. Os levantamentos tem mostrado uma tendência de crescimento de Carlesse, que saiu de 11% em abril para 13% em maio e agora 14% em junho, mesmo antes de iniciar de fato sua pré-campanha, enquanto os demais candidatos já estão em campo há mais de um ano.

A mesma pesquisa mostrou que a senadora Kátia Abreu (Progressistas), que disputará a reeleição para o terceiro mandato ao Senado, está com 19%. A deputada federal professora Dorinha (UB) tem 16%, ambas oscilaram um ponto acima nesse levantamento. Em virtude da margem de erro da pesquisa ser de 4%, entende-se que Kátia Abreu, Dorinha e Carlesse estão empatados tecnicamente.

Na sequência, a pesquisa mostra os pré-candidatos Vanderlei Luxemburgo (PSB) com 10%, o ex-senador Ataídes Oliveira (PROS) com 9% e o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), que já anunciou que irá concorrer a deputado estadual com 6%. Os indecisos somam 26%, o que confirma o quadro de indefinição para o Senado indicando que essa disputa pode apresentar novas alterações no decorrer do período eleitoral.

Kátia Abreu é a mais rejeitada

Em relação à rejeição dos pré-candidatos, a senadora Kátia Abreu lidera nesse quesito com 17%, Carlesse vem em seguida com 16, Marcelo Miranda é rejeitado por 13%, Luxemburgo 10% e Dorinha tem 8%. O número de eleitores indecisos nesse quesito é de 28%.

Metodologia

Segundo informou o Portal Benício, a pesquisa Correio do Povo ouviu presencialmente 1.800 eleitores em 52 municípios nas regiões norte, centro-norte, sul e sudeste do Tocantins entre os dias 13 e 25 de maio de 2022. A margem de erro é de 4% e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número TO09504/2022.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

GRAFICA REAL