02 GRAFICA REAL
03 GOOGLE

Estado do Tocantins entrega aparelhos de endoscopia e colonoscopia para unidades próprias

É a primeira vez a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza este tipo de equipamento nas unidades de porte II

Por Dayana Nascimento e João Augusto Ramos em 02/08/2022 às 17:23:38
Foto: João Augusto Ramos

Foto: João Augusto Ramos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na segunda-feira, 01, a entrega de aparelhos de endoscopia/colonoscopia nos hospitais regionais de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso e Augustinópolis, unidades de porte II e III. Os equipamentos são instalados ao mesmo tempo em que as equipes locais são treinadas para o manuseio do sistema e terão um custo mensal unitário de R$20.000,00.
O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva destacou a descentralização do serviço, que antes era ofertado apenas no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Hospital Regional de Gurupi (HRG). "Hoje estamos concluindo mais uma etapa do nosso projeto de descentralização do atendimento e serviços ofertados, o paciente poderá realizar este exame agora no seu município trazendo mais qualidade e agilidade no atendimento. Além disso, com o aluguel dos equipamentos teremos a garantia da continuidade do serviço, pois a empresa ficará responsável pela manutenção e troca, caso haja necessidade", destacou o gestor.
O Hospital Regional de Paraíso (HRPA) foi o primeiro a receber a montagem do aparelho e o treinamento da equipe. "É uma grande conquista para os profissionais e pacientes que necessitam desse atendimento. Gostaria de agradecer à Secretaria e direção do hospital que se empenharam em conquistar o melhor para a nossa unidade e isso irá evitar muitas transferências", afirmou a supervisora assistencial da unidade, Elmara Bastos.
A diretora HRPA, Leiliani Alves da Silva destacou que "essa é a primeira vez que esse exame é ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde, aqui dentro desta unidade. É uma conquista a montagem deste equipamento, pois a realização deste exame ajudará de forma significativa no diagnóstico e tratamento dos pacientes", disse.
"O serviço de endoscopia era ofertado em pequena quantidade, exatamente pela falta do aparelho na unidade, agora com a chegada desse equipamento vamos conseguir melhorar este cenário, pois poderemos intensificar as ofertas, e pela primeira vez oferecer os exames de colonoscopia que também é uma demanda reprimida. Ter um equipamento à disposição dessa unidade vai auxiliar nos procedimentos cirúrgicos, nas retiradas de corpo estranho e em todas as demandas pertinentes da especialidade", destacou a diretora geral do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), Cristiane Uchoa.

Comunicar erro
BANNER 728x90

Comentários