JORGE CONSORCIO

Dia Estadual de Luta Contra a Hansen√≠ase reforça a import√Ęncia do diagn√≥stico precoce

A doença infectocontagiosa que tem cura e tratamento totalmente gratuito no SUS

Por Central TO em 26/10/2023 às 20:56:24
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove anualmente a Campanha do Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, celebrado sempre na última sexta-feira do m√™s de outubro. Este ano lembrada no dia 27, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença que tem cura e tratamento totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), disponível em todas as unidades b√°sicas de saúde do Tocantins.

Em 2023, a Superintend√™ncia de Vigil√Ęncia em Saúde (SVS/SES-TO) traz como tema central da campanha, "Hanseníase: quanto mais cedo diagnosticar e se tratar, maior a chance de se curar", para ressaltar que o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas e deformidades irreversíveis.

"O Tocantins é considerado um Estado hiperend√™mico, conforme os par√Ęmetros do Ministério da Saúde, ocupando o 2¬ļ lugar no ranking nacional referente à taxa de detecção da doença. Diante disso, a SES-TO e o Ministério da Saúde reforçam a import√Ęncia do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio da doença", disse a coordenadora da √°rea técnica da Hanseníase da SES-TO, Marcia Faria e Silva.

Dados

O Tocantins registrou em 2022, 757 novos casos da doença. Este ano este número j√° foi superado com 759 casos novos até agora.

Comunicar erro
GRAFICA REAL

Coment√°rios

GOOGLE 04