JORGE CONSORCIO

Uma tonelada de eletrônicos e mais de 750 pneus inservíveis são recolhidos para descarte correto

Ação faz parte de uma série de atividades realizadas pela Prefeitura de Paraíso durante a Semana do Meio Ambiente

Por Fernanda Menta em 07/06/2024 às 19:04:48
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), encerra nesta sexta-feira, 7, uma série de ações voltadas para a preservação e conscientização da importância do Meio Ambiente para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

A subida ecológica, o treinão de corrida e o ecopedal, na Serra do Estrondo, abriram a programação da Semana do Meio Ambiente, que contou com entrega de coletor para pilhas, em parceria com a faculdade Unopar Anhanguera; palestras e atividades de educação ambiental nas escolas municipais e coleta de eletrônicos inservíveis, com a participação dos acadêmicos da Faculdade Unirg, resultando no recolhimento de 1 tonelada de equipamentos para o descarte correto.

Durante a semana do Meio Ambiente em Paraíso, também foi realizada uma coleta de pneus, que totalizou a retirada de mais de 750 pneus para a destinação adequada. E como não poderia faltar, o incentivo ao plantio de árvores frutíferas e hortaliças com a doação de mudas durante a Feira Donas do Negócio, realizada pelo Sicredi.

RCK EXPRESS

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, destacou que a promoção de ações em benefício do meio ambiente é constante, pois é fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta e o bem-estar das gerações presentes e futuras. "Essas ações não apenas beneficiam a natureza, mas também têm impactos positivos na saúde humana, na economia e na qualidade de vida da comunidade. Portanto, é essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de agir de forma sustentável e promova a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente".

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patrícia Nascimento, ressaltou que a Semana do Meio Ambiente além de conscientizar a população teve também o intuito de mostrar os projetos que a gestão já desenvolve para motivar cada vez mais a participação da comunidade. "Coleta de pilhas e baterias, eletrônicos de um modo geral e domésticos, como computadores, celulares velhos, geladeiras, TV e ainda, o projeto premiado, coleta de pneus inservíveis. Tudo que descrevemos,além dos pontos espalhados pela cidade, temos o Ecoponto localizado na Av. Transbrasiliana. Leve seu material que a partir daí nós cuidamos".

"Vivemos aí mudanças na sociedade, mudanças climáticas que têm causado danos à natureza, bem como, por vezes, a nossa saúde. Então, é necessário o engajamento dos governos, das empresas e da sociedade civil em busca de cuidados com o meio ambiente, em especial dos recursos naturais e, claro, do desenvolvimento sustentável.", acrescentou a secretária.

A coordenadora de Meio Ambiente, Isabella Medeiros, enfatiza que durante a semana houve um reforço nas ações, das atividades são desenvolvidas durante todo o ano. "É importante conscientizar a população que os nossos recursos naturais não são inesgotáveis e que nós devemos cuidar do meio ambiente agora pensando sempre nas gerações futuras, para que eles tenham qualidade de vida, consigam matéria-prima e para, quem sabe, frearmos os desastres naturais em decorrência de ações humanas".


Comunicar erro

Comentários

BANNER 05