Governo do Tocantins sedia a quinta edição da Feira da Colheita em Paraíso do Tocantins durante a ExpoBrasil

A feira iniciou com um ciclo de palestras voltadas para a capacitação e inovação no setor agrícola.

Por Amanda Oliveira em 14/06/2024 às 14:27:03
Foto: Divulgação/Ruraltins

Foto: Divulgação/Ruraltins

A quinta edição da Feira da Colheita está acontecendo em Paraíso do Tocantins, integrada à Exposição Agropecuária (ExpoBrasil). Realizada em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado do Tocantins, por meio do convênio nº 936358/2022, e executada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a feira tem como objetivo levar conhecimento e oportunidades aos produtores locais.

A feira iniciou com um ciclo de palestras voltadas para a capacitação e inovação no setor agrícola. As palestras desta sexta-feira começaram com "Ciclo do Mercado: Pecuária de Corte", ministrada por Virgílio Cunha Neto, Gerente Regional da Select Sires, no período da manhã. À tarde, o foco será em "Agricultura de Precisão: Tecnologia para Aumentar a Produtividade no Campo", seguido de uma conversa sobre "Inovação em Processamento de Alimentos na Agricultura e Pecuária" e, por fim, uma palestra sobre "Endividamento Local".

RCK EXPRESS

Juliana Vilela, suplente de coordenação do convênio Ruraltins /MAPA, destacou que a edição de Paraíso superou as expectativas: "Nessa edição, os produtores estão participando com mais efetividade, trazendo seus produtos para comercialização e participando das palestras. É o que esperamos de todos os municípios que forem contemplados com a feira", ressaltou Juliana.

O Diretor de Empreendedorismo, Joaquim Urcino, também compartilhou sua perspectiva sobre o evento: "Estar presente nas exposições agropecuárias com a Feira da Colheita proporciona visibilidade, mais oportunidade de mercado e troca de conhecimentos aos participantes", explicou o diretor.

O secretário de ações estratégicas Vicentinho Júnior, também marcou presença na feira da colheita e destacou a importância do evento para a agricultura familiar.

"É com muita alegria que hoje venho aqui visitar a Feira da Colheita, quinta edição, no município de Paraíso. Tivemos o prazer de contribuir com o Ministério da Agricultura para a realização deste importante evento. É muito bom poder ver aqui o tanto de conhecimento que é passado para os pequenos agricultores. Estamos aqui com um ciclo extenso de palestras para capacitar os produtores paraisenses.
Parabenizo todos os servidores do Ruraltins pelo empenho e dedicação na organização desta feira. É através de eventos como este que conseguimos levar conhecimento, tecnologia e novas oportunidades para os nossos produtores, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado", pontuou Vicentinho.

Feira da Colheita

A feira ocorrerá até o dia 16 de junho, com uma programação extensa que inclui:

Palestras Técnicas: Abordando temas como pecuária de corte, agricultura de precisão, inovação em processamento de alimentos, e endividamento local.

Exposições: Apresentação de produtos da agricultura familiar, tecnologias inovadoras, e vitrines de conhecimento em áreas como hidroponia, aquaponia, e piscicultura em tanque elevado.

Oficinas e Minicursos: Capacitação prática para agricultores e produtores.

Comercialização de Produtos: Espaço dedicado para que os produtores locais possam vender seus produtos diretamente ao público.

A Feira da Colheita é um espaço vital para o fortalecimento da agricultura familiar, oferecendo um ambiente propício para a troca de conhecimentos, a inovação e a criação de novas oportunidades de mercado para os produtores do Tocantins.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários