Prefeitura de Porto Nacional implanta Clínica da Mulher com serviço multiprofissional e personalizado

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com foco em mulheres em todas as faixas etárias, inclusive atendimento especializado para trans

Por Mychelle Tauane em 04/07/2024 às 22:37:38
 Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Com vistas a garantir um atendimento humanizado, personalizado e com mais acessibilidade, a Prefeitura de Porto Nacional inaugurou no final da tarde da última quarta-feira, 02, na Unidade Básica de Saúde Brasilina Batista Lira (Jardim dos Ypês), a Clínica da Mulher. O atendimento, que será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, atenderá mulheres em todas as faixas etárias, com prioridades para aquelas em período fértil.

Os serviços serão ofertados por meio de encaminhamentos de outros locais da saúde. O benefício está sendo possível via emenda parlamentar da senadora Dorinha Seabra e do deputado federal Vicentinho Júnior. O projeto, também, prevê o início imediato de atendimento especializado para mulheres transexuais.

O local, que tem como foco principal a prestação de um serviço multiprofissional em atendimento às políticas públicas, atenderá mulheres de todo o município por meio dos serviços de planejamento familiar, ginecologia, psicologia, assistente social, encaminhamentos para cirurgias eletivas e outras especialidades de acordo com cada necessidade.

RCK EXPRESS

Durante o evento, a primeira-dama e secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Keila Viana, falou sobre a importância do local. "Dia de muita gratidão para a nossa Porto Nacional, a implementação dos serviços na Clínica da Mulher que foram sonhados e projetados para um atendimento humanizado e especializado. Hoje no município ter a oportunidade de ofertar esses serviços direcionados é importante e significativo para cada mulher da nossa cidade", pontuou Keila Viana.

A clínica é uma reivindicação do Coletivo de Mulheres em Movimento, que no dia a dia, sem fins lucrativos, ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade. Na solenidade de entrega, Adélia Ramos, presidenta da instituição, agradeceu os parlamentares que abraçaram a causa e destinaram recursos para a prefeitura. "Isso era um sonho de todas nós mulheres e por isso entramos como parceiros da prefeitura para trazer a clínica, o que nos deixa muito felizes porque as mulheres precisam e a maioria não tem plano de saúde e sabemos que há essa carência. Entregar esse local é motivo de muita emoção e orgulho. Agradecemos imensamente a senadora Dorinha e o deputado Federal Vicentinho Júnior por ter se sensibilizado e ajudado nesse serviço", enfatizou Adélia Ramos.

O evento também contou com a presença da Coordenadora Acadêmica da faculdade ITPAC, Dilce do Nascimento, que na ocasião, garantiu que a instituição fará parceria com o município com vistas a potencializar os serviços direcionados para as mulheres. "Hoje atendemos um número considerável de mulheres no centro integrado de saúde da instituição e a partir de agora iremos sentar com a secretaria municipal da Saúde para fazer um cronograma específico para a saúde da mulher com vistas a fortalecer cada vez mais as políticas públicas voltadas para a mulher", garantiu Dilce.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários