Ampliação de parceria entre Sindicato Rural e Pol√≠cia Militar estender√° segurança nas comunidades atendidas pelo 10¬ļ Batalhão em Arraias e região

Propostas de ampliação das ações compreendem mais uma viatura no campo, aumento do cadastramento das propriedades rurais, reforço no armamento especializado, criação de Redes Comunit√°rias de Segurança - RCS e capacitações para a tropa sobre assuntos ligados à √°rea rural.

Por Luana Barros em 10/07/2024 às 18:59:26
Foto: Divulgação/10º BPM

Foto: Divulgação/10º BPM

O 10¬ļ Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arraias e respons√°vel pelas cidades de Arraias, Conceição do Tocantins, Combinado, Novo Alegre, Taipas e Lavandeira possui extensa √°rea rural e, assim, desde o ano de 2022 iniciou tratativas para implantação da Patrulha Rural. Ainda no comando do Tenente-coronel PM Leonardo Amorim Teixeira, buscou parcerias para que a ação se consolidasse.

J√° no novo comando, do Tenente-coronel PM Gleidison Carvalho, a proposta deve ser ampliada, com a chegada de mais uma viatura no campo, aumento do cadastramento das propriedades rurais, reforço no armamento especializado, criação de Redes Comunit√°rias de Segurança – RCS e capacitações para a tropa sobre assuntos ligados à √°rea rural. A ação faz parte do Plano de Comando do atual comandante e inclui outras ações de interesse administrativo, humano e operacional.

A unidade conta atualmente com ações voltadas ao homem do campo, seja propriet√°rio de imóveis em √°rea rural, sejam trabalhadores destas √°reas. Seguindo o plano de comando institucional, o Policiamento Ostensivo Rural consiste na atividade sistem√°tica, de preservação da ordem pública, executada no meio rural, por policiais capacitados, objetivando prevenir e reprimir delitos em √°reas rurais, como foco no policiamento preventivo e de proximidade.

RCK EXPRESS

Nesta semana, o comando da unidade recebeu a visita do presidente do Sindicato Rural de Arraias, Peter Judson Vieira de Oliveira, bem como do ex-comandante da unidade, Tenente-coronel Leonardo Amorim Teixeira, cujo encontro propiciou aproximação do sindicato rural com a unidade e apresentação das propostas do comando para a √°rea rural.

Conforme o comandante destacou, compõem o seu Plano de Comando o incremento das Patrulhas Rurais com mais uma viatura no campo, para reforço operacional e aumento do cadastramento das propriedades rurais. Foi solicitado ainda ao comando institucional o reforço no armamento especializado, com novos fuzis e instrumentos de menor potencial ofensivo.

H√° ainda a proposta de criação das Redes Comunit√°rias de Segurança – RCS, projeto que j√° é destaque no estado. As RCS são redes de integração entre a comunidade, Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública. Tendo como objetivo identificar, priorizar e resolver os problemas que afligem a comunidade local, sobretudo a partir da estruturação em redes, cujo ponto central estratégico é a disseminação de informações, ordens e argumentos, atingindo o maior público mobilizado e mobilizador possível.

A ampliação das ações voltadas ao homem do campo inclui também capacitações para a tropa sobre assuntos ligados à √°rea rural. A instituição tem realizado capacitações para o reconhecimento de defensivos agrícolas, m√°quinas e implementos, bem como h√° previsão de mais um curso de Patrulha Rural, cujo envio de militares do 10¬ļ BPM é prioridade para a ampliação das equipes.

Para o comandante da unidade, Tenente-coronel PM Gleidison Carvalho, as ações previstas para o fortalecimento da segurança voltada ao campo é prioridade em seu comando, destacando a necessidade de ampliação das parcerias entre a instituição, sindicatos e sociedade civil organizada. Segundo ele, "quando a sociedade e instituições abraçam a segurança pública, todos ganham. Quem perde é a criminalidade".

Para o presidente do Sindicato Rural, senhor Peter, a parceria iniciada com a antiga gestão do tenente-coronel Leonardo gerou muitos frutos positivos e este é um ponto que deve servir de base para a continuidade da parceria. "O Sindicato Rural est√° à disposição do atual comandante, bem como tem total interesse em fortalecer a parceria para que a segurança do campo seja ampliada", finalizou.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Coment√°rios