A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), está realizando durante todo o mês a campanha "Agosto Cinza", com o objetivo de promover eventos voltados à prevenção do meio ambiente e ao combate a queimadas e incêndios florestais. A campanha, instituída pela Lei Municipal nº 2020/19, quer conscientizar, entre outros, que a prática de atear fogo, por exemplo, não apenas coloca em risco a segurança e o bem-estar dos moradores, mas também causa danos irreparáveis à saúde e ao meio ambiente.
A coordenadora de Educação Ambiental, Isabela Arante, explica que o cinza do nome da campanha simboliza a poluição e o impacto ambiental negativo que a sociedade enfrenta. "Através de uma série de atividades educativas e eventos comunitários, a campanha "Agosto Cinza" busca sensibilizar a população para a adoção de práticas mais sustentáveis e responsáveis no dia a dia em nosso município", pontua a coordenadora.
A secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Patrícia Nascimento, reforça que a importância de conscientizar a comunidade sobre os impactos negativos de práticas não sustentáveis é fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável para todos. "As queimadas são atos ilegais e constituem uma ameaça grave à saúde pública, piorando problemas respiratórios e contribuindo para a degradação ambiental. Além disso, o fogo descontrolado representa um perigo iminente de propagação para áreas residenciais e comerciais, lembrando que neste período de estiagem e ventos fortes o risco de descontrole é maior", ressalta.
Ao convidar a comunidade a participar da campanha, a secretária reforça que "cada ação, por menor que pareça, contribui para um futuro mais saudável e equilibrado para todos. Juntos, podemos transformar o cinza da poluição em uma tela de oportunidades para um mundo mais verde e limpo. Vamos fazer do "Agosto Cinza" um marco para a mudança e a conscientização ambiental em nossa cidade!"