Em comemoração ao Dia do Estudante, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança neste domingo, 11, o edital do concurso Estudante Influencer, com o objetivo de descobrir talentos nas escolas e treiná-los para produzir e divulgar conteúdos educativos e de vivência escolar.
O concurso também busca promover a integração dos estudantes com a comunidade escolar, incentivando-os a participar ativamente das atividades desenvolvidas nas instituições. Além disso, a ação promove o uso consciente e responsável das redes sociais pelos estudantes, alinhando-se a uma tendência mundial de transformar essas plataformas em ferramentas de comunicação e engajamento educacional.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, destaca a importância da iniciativa para fortalecer o envolvimento dos estudantes e valorizar as habilidades de cada um. "Essas ações impulsionam a integração dos alunos com a comunidade escolar e também promovem uma cultura de colaboração e protagonismo entre os estudantes. A realização do concurso ainda demonstra o compromisso desta gestão com a inovação e a valorização dos talentos jovens", disse.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 11 de agosto até 11 de setembro de 2024, exclusivamente por meio do e-mail [email protected].
Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas estaduais do Tocantins. Para menores de 18 anos, é necessário ter autorização dos responsáveis legais.
Cada estudante poderá inscrever apenas um vídeo de no máximo um minuto e meio de duração (formato vertical, reels) no formato MP4, que deverá ser enviado no ato da inscrição.
Os vídeos submetidos ao concurso devem abordar temas relacionados ao ambiente escolar, como projetos, eventos, experiências educativas e o uso responsável das redes sociais. É expressamente proibido o uso de conteúdos que incitem violência, discriminação ou qualquer forma de preconceito.
O concurso será realizado em três fases. Na primeira serão selecionados 26 vídeos com base nos seguintes critérios de avaliação: criatividade, originalidade, relevância e edição.
Na segunda etapa, os vídeos serão selecionados a partir de batalhas que acontecerão no Instagram da Seduc (@seductocantins). Nesta fase, a pontuação será baseada em curtidas, comentários e compartilhamentos. Os 13 vídeos que obtiverem maior pontuação avançarão para a terceira fase. Além disso, as Superintendências Regionais de Educação (SREs) que conseguirem o maior número de novos seguidores para o perfil da Seduc ganharão 3 pontos adicionais, que serão levados em consideração na fase final.
Na última etapa, os 13 finalistas, um de cada SRE, produzirão um novo vídeo sobre um tema definido pela Diretoria de Comunicação (Dircom). O estudante que conseguir o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos será declarado vencedor do concurso, com o título de Estudante Influencer da rede estadual de educação do Tocantins.
O vencedor geral do concurso terá a oportunidade de participar de uma campanha oficial da Seduc e receberá capacitação em produção de conteúdo e ética digital. Esse treinamento será realizado de forma virtual e contará com a orientação de jornalistas e publicitários da Dircom. Os demais participantes selecionados receberão certificado de participação no concurso.
Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no edital, que pode ser acessado aqui.