JORGE CONSORCIO
FESTIVAL DO CHAMBARI 2024

Polícia Militar realiza o 1º Encontro de Policiais Femininas do Tocantins

O evento promoveu uma roda de conversa onde policiais veteranas e da ativa compartilharam experiências vividas na corporação.

Por Luana Barros em 23/08/2024 às 18:08:05
Foto: Divulgação PMTO

Foto: Divulgação PMTO

Com foco no cuidado e preocupação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) com as mulheres civis e militares da instituição, na manhã desta sexta-feira, 23, em Palmas, aconteceu o 1º encontro de policiais femininas do Estado do Tocantins. O evento realizado no auditório do Quartel do Comando Geral contou com uma roda de conversa, onde policiais veteranas e da ativa puderam compartilhar suas experiências construídas ao longo dos anos dentro da corporação, destacando a força feminina que faz a diferença na PMTO. Participaram do evento, policiais militares e servidoras civis lotadas na Unidades da capital.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, abriu o evento parabenizando as mulheres que marcaram a história da corporação. "Nesta manhã especial, quero parabenizar todas as mulheres e agradecer, em nome da Polícia Militar, por tudo o que fizeram e continuam fazendo pela nossa instituição. Parabenizo também o Coronel Francisco Osvaldo Mendes, nosso primeiro Comandante-Geral, que, em 1988, assumiu o comando da PMTO junto a 1037 policiais, incluindo duas policiais femininas. Desde então, essas mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço. Temos orgulho do caminho que estamos trilhando, priorizando a inteligência emocional, afetiva e profissional."

Com 35 anos de história, a Polícia Militar do Tocantins foi fundada por 1037 policiais que decidiram servir e proteger a região norte do antigo estado de Goiás. Em um ambiente predominantemente masculino, duas mulheres se destacaram como pioneiras e abriram portas para outras, marcando o início de uma mudança cultural dentro da corporação. Uma delas é a Coronel da Reserva Rosa Inês, que enfrentou desafios e gravou seu nome na galeria de pioneiras da PMTO.

RCK EXPRESS

"Nós, mulheres, somos criadas para multiplicar. Entrei na Polícia Militar com 18 anos, em um concurso com 103 vagas. Fui aprovada e hoje, aos 59 anos, sinto muito orgulho de ter feito parte dessa história, construída com muito esforço e estudo. Estar aqui, compartilhando nossas experiências, é gratificante", comentou a Coronel Rosa Inês.

A Coronel QOPM Wélere Gomes Barbosa, atual diretora de gestão profissional da PMTO e oficial mais antiga na ativa, destacou a importância da presença feminina na corporação. "É uma honra estar entre essas mulheres que fizeram história. Tenho muito orgulho em dizer que foram elas que desbravaram esses caminhos, e nelas me inspiro. Quando entrei, éramos poucas, e devemos muito às nossas pioneiras. A primeira mulher a assumir uma diretoria na PMTO foi em 2016, e a primeira em um cargo de comando foi em 2018. Esse espaço foi conquistado não apenas por serem mulheres, mas por serem guerreiras que mostraram que todos os espaços nos pertencem, mesmo em ambientes historicamente masculinos."

Durante o encontro, o tema "Inteligência Emocional e Comunicação Assertiva" foi abordado pela psicóloga Sara Denise Carneiro Portilho Matos, especialista em terapia cognitivo-comportamental, que atua na gerência de valorização profissional da PMTO.

Para a 1º sargento Marlucy Sousa Albuquerque Palmeira, o encontro foi uma oportunidade única. "Este ano completo 20 anos de serviço e nunca havia participado de um evento como este, que reuniu diferentes gerações de policiais para compartilhar experiências. É uma honra ouvir aquelas que pavimentaram o caminho que hoje seguimos e aprender com suas vivências."

O evento também foi marcado por um momento de homenagens, em que o Comandante-Geral da PMTO entregou a medalha do veterano a três mulheres que fizeram história na Polícia Militar: a Coronel RR Rosa Inês, a Tenente-Coronel RR Silvia Neves Teófilo e a Coronel RR Norberta Ivana Barros Nolêto.

Comunicar erro

Comentários