JORGE CONSORCIO

Disputa pela presidĂȘncia da Câmara: Hugo Motta favorito, mas desafios à vista

Alianças polĂ­ticas e estratĂ©gias marcam a corrida sucessória na Câmara dos Deputados.

Por Revista OESTE em 01/02/2025 às 16:52:14
Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A eleição para a presidĂȘncia da Câmara dos Deputados em 2025 estĂĄ gerando grande expectativa. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) surge como favorito, com o apoio de figuras importantes do cenĂĄrio polĂ­tico.

Altineu Côrtes (PL-RJ), lĂ­der do Partido Liberal na Câmara e futuro 1Âș vice-presidente, prevĂȘ uma vitória expressiva para Motta, comparando seu potencial de votos ao do atual presidente, Arthur Lira.

"Hugo Motta tem muitas qualidades, assim como o presidente Arthur Lira", afirmou Altineu Côrtes. "Os dois, na minha opinião, terão um placar muito próximo. Mas podem ter certeza que o Lira estĂĄ torcendo para o Hugo Motta ter mais votos que ele." concluiu o lĂ­der do PL.

O apoio de Jair Bolsonaro também se mostrou crucial para a campanha de Motta. Um encontro entre Côrtes e o ex-presidente, em 1Âș de fevereiro, reforçou esse apoio, alinhando as estratégias do PL para a eleição.

No entanto, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) expressou preocupações sobre o desempenho de outros candidatos, especialmente Marcel van Hattem (Novo-RS).

"Eu tenho certeza que [o crescimento de Marcel van Hattem] pode nos prejudicar e eu jĂĄ alertei isso ao Hugo", declarou Sóstenes. "Falei, Hugo, nós estamos fazendo o nosso trabalho e espero que a nossa bancada corresponda com tudo que nós estamos fazendo, inclusive colocando o presidente Bolsonaro no jogo. Agora, eu não posso garantir, inclusive tive conversando com alguns outros colegas, de votos do PSD e União Brasil." disse o deputado.

A disputa envolve outros candidatos, como Marcel van Hattem (Novo-RS), que promete lutar contra o atual governo Lula, buscando pautas como o impeachment do presidente e anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro; e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), representando a esquerda e se opondo a qualquer anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

RCK EXPRESS

Para vencer, o candidato precisa de mais de 257 votos. Motta conta com o apoio do Partido dos Trabalhadores (68 votos) e do Partido Liberal (92 votos), além de outras siglas.

A corrida pela presidĂȘncia da Câmara se mostra acirrada, com diferentes ideologias e estratégias em jogo, sob a sombra do apoio declarado de Arthur Lira a Hugo Motta e da influĂȘncia de Bolsonaro no cenĂĄrio polĂ­tico.

O resultado da eleição influenciarĂĄ significativamente os rumos da polĂ­tica brasileira nos próximos anos.

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Fonte: Revista OESTE

Comunicar erro

ComentĂĄrios