Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Selo Município Amigo da Vacina

Ministério Público vai premiar com selo municípios que atingirem índice vacinal no Tocantins


Gestores de prefeituras do Tocantins que empreenderem esforços e obtiverem bons resultados em relação à vacinação em 2023 receberão do Ministério Público do Tocantins (MPTO), um importante e valoroso reconhecimento: o "Selo Município Amigo da Vacina".

A premiação faz parte do projeto "MP na Vacina", idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE) – órgão auxiliar do MPTO que presta assistência à atuação de promotores em todo o Estado.

O edital, com as regras, foi publicado nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial do MPTO.

O "Selo Município Amigo da Vacina" vai avaliar os índices das vacinas para crianças e adolescentes: BCG, Rotavírus, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10v, Poliomielite (VIP), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, HPV e Meningocócica ACWY.

Os municípios que obtiverem os melhores resultados serão reconhecidos em diferentes níveis: ouro, prata e bronze. A cerimônia de entrega do Selo acontecerá no primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com a promotora de Justiça Araína Cesárea, que coordena o projeto, a intenção é incentivar as administrações municipais a aumentarem a cobertura vacinal, que nos últimos anos não tem alcançado os índices preconizados pelo Ministério da Saúde.

"Todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde [OMS] são oferecidas de graça. O SUS garante essa imunização a todos os brasileiros. Precisamos agir para prevenir todas essas doenças evitáveis, e os gestores públicos têm papel fundamental nessa missão. O selo vai reconhecer quem aprimorou as práticas e fez um bom trabalho em benefício da população", disse.

Ações

O projeto "MP na Vacina" agrega uma série de iniciativas que buscam o aumento da imunização no Tocantins. Entre as ações estão a divulgação de importantes informações a respeito do tema, como uma peça publicitária veiculada nas principais emissoras de TV e "avisos" emitidos nas contas de água e de energia.

Por meio de parcerias com entidades patronais, o projeto também está chegando até os trabalhadores, por meio de ações promovidas por federações e sindicatos.

Diversas Promotorias de Justiça já expediram recomendações, em todas as cidades do Estado, para que escolas públicas e privadas exijam a carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!