JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Árvores derrubadas em tempestades são recolhidas pela Defesa Civil e Seisp

Por Georgethe Pinheiro em 06/10/2022 às 19:18:46
Foto: Secom Palmas

Foto: Secom Palmas

Palmas está entrando no período de chuvas, depois de um longo tempo de estiagem e temperaturas elevadas, o que favorece a ocorrência de tempestades com trovões, raios e rajadas de ventos. Esses eventos climáticos atípicos ocorrem normalmente nas trocas de estações, quando as temperaturas sofrem mudanças abruptas e podem ocasionar alguns efeitos colaterais, a exemplo das ventanias que conseguem arrancar árvores e edificações de seus locais, oferecendo risco de acidentes.

Para prevenir e atender essas ocorrências a Prefeitura de Palmas mantém a Defesa Civil Municipal em alerta, realizando diariamente o monitoramento das condições climáticas, subsidiada pelos boletins emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E, em caso de incidentes climáticos, a Defesa Civil pode ser acionada para desobstruir vias, ruas e estradas que tenham sido interrompidas por árvores, postes, placas, assistir comunidades ou pessoas isoladas por alagamentos e afins, dentre outros.

Exemplo dessas ações foi o serviço realizado na última terça-feira, 5, em que a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) realizaram a desobstrução de ruas e avenidas de Palmas depois de uma forte chuva com rajadas de vento, em que diversas árvores foram derrubadas, inclusive causando danos a patrimônios privados e públicos. Socorro para eventuais acidentes que precisem ser atendidos pela Defesa Civil deve ser solicitado pelo número 153.

É importante destacar que um ambiente preservado e bem arborizado sofre menos com eventos climáticos atípicos. Por isto a importância de manter a cidade arborizada com espécies nativas. Para tanto, a Prefeitura da Capital, mantém, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) um viveiro de produção de mudas para projetos de arborização do Município.

O plantio dessas árvores é normalmente executado pela própria FMA, pela Seisp ou pela Defesa Civil. Porém, os cidadãos também podem ser parceiros e plantar árvores em seus quintais, observando o plano de arborização da cidade. Para tanto, as mudas podem ser retiradas no viveiro municipal.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05