JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Vulcão entra em erupção na Indonésia e deixa ao menos 11 mortos

Doze pessoas seguem desaparecidas; erupção impede as operações de resgate com helicóptero

Por Central TO em 04/12/2023 às 09:23:44
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Ao menos 11 pessoas morreram e 12 continuam desaparecidas após a erupção do vulcão Marapi, na região oeste da Indonésia. As informações foram anunciadas nesta segunda-feira, 4, pelos serviços de emergência após uma noite de buscas.

No momento da erupção, neste domingo, 75 pessoas estavam no local e 26 não foram resgatadas a tempo, informou Abdul Malik, diretor da Agência de Busca e Resgate de Padang. "Encontramos 14 pessoas, três com vida e 11 foram encontradas mortas", disse Malik. Os três sobreviventes foram resgatados perto da cratera "em estado debilitado, alguns com queimaduras", acrescentou o diretor. As equipes de resgate trabalharam durante a noite para ajudar os montanhistas, informou a agência de conservação ambiental de Sumatra Ocidental. O monte Marapi, na ilha de Sumatra, com 2.891 metros de altura, entrou em erupção no domingo às 14H54 locais (4H54 de Brasília), o que gerou uma coluna de cinzas de três quilômetros de altura. A erupção, que prossegue, impede as operações de resgate com helicóptero. "Durante a manhã, ainda saía fumaça do cume", acrescentou Malik.

RCK EXPRESS

As cinzas expelidas pelo monte Marapi alcançaram 3.000 metros acima do cume, anunciou no domingo Hendra Gunawan, diretor do Centro Indonésio de Vulcanologia e Riscos Geológicos. Rudy Rinaldi, diretor da Agência de Mitigação de Desastres de Sumatra Ocidental, afirmou à AFP que alguns montanhistas resgatados receberam atendimento médico. "Alguns sofreram queimaduras porque estava muito quente e tiveram que ser levados ao hospital", disse. "Os feridos são os que chegaram mais perto da cratera do vulcão", acrescentou. Os moradores das localidades próximas receberam máscaras e ordens para permanecerem em suas casas. As autoridades determinaram uma zona de exclusão de três quilômetros ao redor da cratera.

*Com informações da AFP





Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05