JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Tocantins tem um poste abalroado por dia em 2023

Mais de 330 postes foram danificados em acidentes com veículos no período analisado

Por Central TO em 14/12/2023 às 14:58:33
Foto: Divulgação/Energisa

Foto: Divulgação/Energisa

Este ano, já foram registradas 337 ocorrências de trânsito envolvendo postes. No período analisado, é como se um poste fosse derrubado por dia no Tocantins. Apesar de alarmante, o número é cerca de 40% menor comparado ao mesmo período de 2022. Mesmo com a redução nos casos, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

No pódio dos municípios com maior número postes abalroados está Palmas, com 73 ocorrências, seguido de Araguaína, com 26 registros e Porto Nacional, com 25 eventos. De acordo com o gerente de operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, todo acidente envolvendo postes é preocupante, pois além do risco para a segurança do motorista e de pessoas que trafegam pelo local, podem também interromper o fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros.

RCK EXPRESS

"O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo,?ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de?proteção?para?interromper?o fornecimento em situações como essas,?é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação", reforça o gerente.

Além do risco para a segurança, colidir com um poste pode resultar em custos financeiros para o motorista responsável. É o que explica o Coordenador do Centro de Operações da Energisa Tony Franco. "A substituição de uma nova estrutura pode demandar de três a quatro horas e custa em média R$ 3 mil. Entretanto, esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 30 mil, especialmente se envolver transformadores e outros equipamentos. Ainda assim, nossa maior preocupação sempre é a vida e a segurança dos envolvidos nos acidentes. Por isso, é fundamental ressaltar constantemente a importância da atenção ao volante", comenta o coordenador.

A principal recomendação de segurança em caso de acidente envolvendo um poste é permanecer dentro do veículo, se possível, e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa. "Embora seja comum as pessoas presentes no local quererem prestar ajuda, tirar fotos ou filmar o acidente, é importante manter uma distância segura para evitar o risco de descargas elétricas", completa Franco.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a?Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330,?aplicativo?Energisa?On, redes sociais, site?www.energisa.com.br ou pelo?WhatsApp, por meio de mensagem para a?Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.





Fonte: Comunicação Energisa

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05