JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Governo egípcio suspende mediação entre Israel e grupos palestinos

O governo egípcio comunicou oficialmente a Israel que suspendeu seu papel de mediador nas negociações entre o Estado Judeu e grupos palestinos para a libertação de reféns na Faixa de Gaza.

Por Central TO em 03/01/2024 às 17:43:18
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O governo egípcio comunicou oficialmente a Israel que suspendeu seu papel de mediador nas negociações entre o Estado Judeu e grupos palestinos para a libertação de reféns na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada por fontes egípcias à TV Kan israelense. O Egito, juntamente com Catar e Estados Unidos, desempenhou um papel importante na mediação da bem-sucedida trégua temporária entre Israel e Hamas, que ocorreu entre novembro e dezembro. Durante esse período, cidadãos israelenses mantidos em cativeiro por grupos fundamentalistas, como o Hamas e a Jihad Islâmica, foram libertados e enviados de volta para Israel através da passagem de Rafah, em Gaza.

O assassinato de Saleh al-Arouri, número 2 do Hamas, em um ataque com drone em Beirute, na terça-feira, aumentou a tensão na região. Esse acontecimento elevou a ameaça de um envolvimento direto do Hezbollah, grupo xiita libanês com laços com Hamas e Irã, o que poderia levar o conflito a um novo patamar. Mesmo aliados de Israel, como os Estados Unidos, reconhecem que a eliminação do líder palestino representa um risco para as negociações de paz e libertação de reféns. Um alto funcionário do governo americano, entrevistado pelo The New York Times, afirmou que o assassinato de al-Arouri provavelmente atrasará as conversas sobre um acordo para a troca de reféns.

egípcio palestinos de Gaza

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05