JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

No Dia Mundial da Juventude, Governo do Tocantins destaca apoios e iniciativas de fomento ao protagonismo jovem nos esportes e no mercado de trabalho

Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude vem priorizando apoios, incentivos e debates de fomento ao desenvolvimento dos jovens tocantinenses

Por Taianne Moreira em 30/03/2024 às 21:17:32
Giovanna Lacerda, uma das principais representações do esporte tocantinense - Foto: Emerson Silva

Giovanna Lacerda, uma das principais representações do esporte tocantinense - Foto: Emerson Silva

O dia 30 de março é marcado pelo Dia Mundial da Juventude, data criada pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para reforçar o papel dos jovens na sociedade. E é pensando na juventude, que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), investe em políticas públicas focadas em processos de fomento ao esporte, lazer e na inserção no mercado de trabalho.

A juventude tocantinense é marcada pelo protagonismo no esporte. Representando a bandeira do Tocantins por onde passa, Giovanna Lacerda, 21 anos, é hoje uma das principais triatletas do país. "Eu fico feliz por ter essa representatividade, é sempre bom servir de exemplo para outras pessoas e para os jovens. Eu sempre tento dar o meu melhor, pois tudo é possível. Quando chegamos em cima, o mais difícil é se manter lá, a gente batalha todos os dias e sempre estamos ali, aprendendo, evoluindo", destacou a jovem que no início do mês de março, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Triathlon em Miami, nos Estados Unidos.

Com o apoio do Governo do Tocantins, Giovanna coleciona pódios em provas como a Copa América de Triatlhon, em Manta, no Equador e no Campeonato Sul-Americano, em Lima, no Peru. Recentemente, a atleta do Exército Brasileiro também se destacou na Corrida da Unitins. "Hoje em dia, o atleta não anda sozinho. A Secretaria dos Esportes e Juventude vem sempre me apoiando com as minhas provas e isso me ajuda muito. Esse apoio é importante para mim, pois ajuda com o meu crescimento, a minha evolução como atleta. Cada suporte que a gente tem, cada apoio, é sempre muito bem-vindo", destacou a atleta.

Mercado de trabalho

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) desenvolve o Jovem Trabalhador, o maior programa de primeiro emprego da região Norte do Brasil, que tem como foco principal, a inserção de jovens com idade entre 16 e 21 anos, no mercado de trabalho. O programa é executado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Atualmente a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, conta com 14 jovens que são atendidos pelo programa que já beneficiou mais de 2,4 mil jovens.

O programa Jovem Trabalhador possibilita a inserção de jovens como Marcos Henrique de Carvalho, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dom Alano Du Noday. "Para mim é importante estar inserido no mercado de trabalho, pois permite que eu tenho uma visão de futuro e essa oportunidade vai me ajudar muito. Eu tinha um sonho de trabalhar com administração, porque meu pai trabalhava nessa área e eu queria seguir os passos dele. Dessa forma, estou apoiando a minha família para buscarmos um futuro melhor", disse o jovem que atua na Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude..

Juventude 4.0

Ainda em fase de construção e processo de Chamamento Público, pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, o programa Espaço 4.0, possibilitará a implementação de políticas públicas destinadas aos jovens. O programa será implantado com o objetivo de aplicar a natureza educacional e profissional, proporcionando o crescimento pessoal e colaborando com a qualidade de ensino e aprendizagem dos jovens de Palmas e cidades vizinhas.

O programa Espaço 4.0 possibilitará a mobilização dos jovens em um processo diferenciado de educação, mediante cursos e capacitações, promovendo o desenvolvimento da cidadania, fundamentado nos princípios da inclusão, totalidade, da cooperação, da autonomia, do regionalismo e da integração. Também visará promover a inclusão digital dos jovens de 15 a 29 anos, por meio da aproximação das novas tecnologias da Indústria 4.0, com o intuito de diminuir o índice da vulnerabilidade social e econômica e da criminalidade dos jovens. A capacitação será ainda, uma das ações voltadas à promoção da juventude 4.0, conforme previsto no PPA 2024/2027.

Juventude em pauta

O Governo do Tocantins participou durante o mês de março, de vários debates que marcaram as discussões acerca da construção das políticas de juventude. Em Brasília, representantes da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude participaram da reunião do grupo oficial de engajamento de juventude no G20 e da elaboração do Plano Nacional de Juventude. Os eventos tiveram como objetivo, debater propostas voltadas para o fomento das políticas públicas de juventude, com foco no protagonismo jovem e no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05