JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Mais de 1,3 milhão de raios e 92 postes derrubados: balanços mostram importância de cuidados dos tocantinenses com a rede elétrica

Por Central TO em 16/04/2024 às 17:05:26
Foto: Divulgação/Energisa

Foto: Divulgação/Energisa

No primeiro trimestre de 2024, mais de 1,3 milhão de raios e 92 incidentes envolvendo postes foram registrados no Tocantins. Os dois balanços divulgados pela concessionária de energia elétrica do Estado reforçam a necessidade de uma atenção especial da população para lidar com a frequência de descargas atmosféricas e o número de abalroamentos de postes no Estado.

Para se ter ideia no período de janeiro a março deste ano, o Tocantins registrou um total de 1.325.650 descargas atmosféricas. As informações são do Grupo Storm responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos na região em parceria com a Energisa Tocantins. Além disso, 92 abalroamentos de postes foram registrados, com uma média de 30 derrubados por mês e de um a cada dia somente nos três primeiros meses deste ano.

Pela frequência que ocorrem esses dois tipos de incidentes já são velhos conhecidos dos tocantinenses, o que mostra ainda mais a importância de reforçar diretrizes e cuidados de segurança relacionadas à rede elétrica.

RCK EXPRESS

Segurança em períodos de chuva

De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa Tocantins, Dra. Ana Paula Paes, os acumulados de chuva para abril devem exceder a média histórica, situada entre 200 a 260 mm/mês. Para maio e junho, espera-se que os acumulados permaneçam próximos da média, com 40-60 mm no centro-sul e 80-100 mm no norte do estado.

O Gerente de Operações da Energisa Tocantins, Alberto Cunha, ressalta que o Centro de Operação Integrado, localizado em Palmas, realiza o monitoramento em tempo real de todo o sistema elétrico do estado, visando garantir um atendimento contínuo e rápido para os clientes, 24 horas por dia. "Temos um planejamento visando o bem-estar dos clientes, com medidas preventivas e ações efetivas diante dos eventos climáticos. Por meio desse plano, que é estruturado com equipes alocadas em pontos estratégicos em todo o Estado, buscamos manter a qualidade do fornecimento de energia e atender todas as solicitações dentro do prazo, mesmo diante das adversidades climáticas apresentadas", alerta.

Mesmo em um período de estiagem se aproximando, Alberto alerta para a importância de estar vigilante, citando que somente em abril de 2023 foram registradas 391.303 descargas e em maio do mesmo ano 36.531 ocorrências. Diante de cenários como este, o Gerente orienta os clientes a desconectarem eletrodomésticos das tomadas e evitar a utilização de equipamentos que precisem permanecer ligados durante situações climáticas adversas. "É importante lembrar as pessoas a não se aproximarem de galhos ou cabos rompidos em decorrência de quedas de árvores e, em vez disso, acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria concessionária, que podem resolver a situação de maneira segura e eficiente. A vida deve estar sempre em primeiro lugar", concluiu.

RCK EXPRESS

Segurança com abalroamento de postes

De acordo com dados da Concessionária de Energia, Palmas lidera o ranking de postes abalroados com 18, seguido por Araguaína com 16, e Gurupi e Porto Nacional, ambas com 4 postes derrubados no ano. Os demais ocorreram em diversos municípios do Estado. "Além do risco ao condutor do veículo, terceiros que também estejam no veículo e ainda pedestres, em alguns casos esses incidentes resultam na interrupção do fornecimento de energia para toda uma região, causando prejuízos para pessoas, empresas e instituições próximas ao local afetado e que oferecem serviços essenciais, como escolas ou hospitais. Dependendo da magnitude do impacto, cada colisão pode afetar o abastecimento de energia para milhares de clientes. Por isso, é de extrema importância manter sempre a atenção, para que situações como estas não ocorram", destacou o coordenador da Energisa, Tony Franco.

Ele reforça a importância de que as pessoas tenham consciência do trabalho e dos custos envolvidos em um acidente com a rede elétrica. "O processo de instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas em média, enquanto o custo médio da substituição do poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil ou mais, caso haja a necessidade de substituir equipamentos adicionais, como transformadores. É fundamental ressaltar que os custos dessa substituição são de responsabilidade do responsável que causou o acidente", explica Franco.

Recomendações

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores

  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela

  • Não faça manutenções quando estiver chovendo

  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados

  • Em caso de abalroamento de poste e você identifique que é seguro, permaneça dentro do veículo.

  • Se estiver presenciado um acidente com poste, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.

  • Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.

  • Caso presencie um acidente envolvendo poste, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.

  • Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.

Fonte: Comunicação Energisa

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05