JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Nova sede do Núcleo Regional de Perícia Criminal de Dianópolis é entregue pelo Governo do Tocantins

Comitiva do Governo do Tocantins também visitou o Hospital Regional da cidade, que recentemente recebeu equipamentos para cirurgias e outros procedimentos médicos

Por Central TO em 29/06/2022 às 19:01:57
Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Ainda em agenda em Dianópolis, nesta quarta-feira, 29, o Governo do Tocantins entregou a nova sede do Núcleo Regional de Perícia Criminal da cidade (NRPC), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A unidade é dotada de espaço mais amplo e confortável para os serviços da Polícia Científica do Estado. A comitiva do Governo também realizou vistoria no Hospital Regional de Dianópolis, que atende o município e outras cidades do sudeste do Tocantins.

"Este é um trabalho que fazemos em parceria com as prefeituras, para facilitar a vida da população, que agora passa a ter serviços especializados em perícia em seu próprio município. Estamos descentralizando [os serviços] por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e, levando para todos os municípios do Estado, serviços públicos com qualidade", declarou o governador Wanderlei Barbosa durante a entrega do 8° NRPC.

O Núcleo, que antes funcionava em um espaço de 12 m² cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), agora possui um ambiente mais amplo, o que permitirá a prestação de novos serviços à população, conforme explicou o chefe do 8° NRPC, Luciano Barreto. "Uma conquista que vínhamos lutando há bastante tempo. A estrutura anterior era bem precária", pontuou.

O Núcleo passará a ofertar todos os tipos de perícias existentes, como exames periciais em local de acidente de trânsito, homicídios, furtos e roubos, além de inspeções de vistorias e avaliações. Para realização das perícias específicas que só são feitas nos núcleos especializados de Palmas, os peritos de Dianópolis deverão coletar e enviar à Capital os vestígios para os respectivos exames.

O secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes Brito, afirmou que a instalação do 8° NRPC representa um avanço para os serviços prestados pela Polícia Científica na região. "Este núcleo aqui vem fortalecer a investigação no inquérito policial. Com o laudo pericial bem feito no devido local, o inquérito fica mais completo, com provas contundentes. Isso é um avanço muito grande para a Polícia Civil, para a Polícia Científica e para a própria SSP", completou.

A superintendente de Polícia Científica, Aldênis Cavalcante, agradeceu à gestão estadual pelas melhorias para a boa prestação de serviços. "Esse núcleo aqui é uma conquista. Os peritos, tendo um ambiente salutar para trabalhar, conseguem desempenhar um melhor serviço para a sociedade", frisou.

Vistoria ao Hospital Regional de Dianópolis

Após inauguração do novo espaço da SSP, a comitiva do Governo do Tocantins vistoriou o Hospital Regional de Dianópolis, que recentemente recebeu novos equipamentos para cirurgias e outros procedimentos médicos de assistência à população.

O diretor do hospital, José de Ribamar Gomes Filho, detalhou que foram cedidos uma mesa cirúrgica nova, dois carrinhos para procedimento de anestesia, três monitores e sistemas modernizados de mamografia e de raio-x. "Não estamos mais com falta de medicamentos e realizamos, em média, 80 a 90 cirurgias eletivas por mês, fora as emergências. Hoje, a expectativa é ampliar o tamanho do hospital", expressou.

O médico dianapolino José Viana Póvoa garantiu que o hospital vem melhorando seu atendimento nesta atual gestão estadual. Segundo o médico, atualmente, a unidade passou a realizar procedimentos que antes não existiam como cirurgias de vesícula, de hérnia, ortopédicas, histerectomias, períneo, cesáreas, dentre outras que são demandadas pela população da região.

Hospital Regional de Dianópolis recentemente recebeu novos equipamentos para cirurgias e outros procedimentos médicos de assistência à população | Foto: Aldemar Ribeiro

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05