JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Auditoria comprova integridade do processo eletrônico de votação

Teste de integridade foi realizado em 20 urnas, e este ano contou com projeto-piloto com biometria.

Por Central TO em 02/10/2022 às 23:32:34
Foto: Divulgação/TRE-TO

Foto: Divulgação/TRE-TO

Neste domingo (02/10), simultâneo à votação oficial, foi realizado na Escola Estadual ProfÂȘ Elizângela Glória Cardoso o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas com 20 equipamentos auditados. O Teste é realizado hĂĄ 20 anos e desde então vem sendo realizado em todas as eleições para garantir a transparĂȘncia do processo eleitoral e legitimar a segurança do sistema eletrônico de votação. No Tocantins, a estrutura do Teste contou com 20 ilhas de trabalho, sendo que duas foram utilizadas este ano para o projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria.

Todo o processo foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do TRE-TO e acompanhado por uma equipe de auditoria externa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral .

Passo a passo

Às 7 horas, as urnas foram iniciadas com a impressão da zerésima, comprovando a não existĂȘncia de votos no sistema. Em seguida, votos em cédulas de papel, previamente preenchidos por partidos políticos e instituições fiscalizadoras, foram lidos em voz alta e digitados nas urnas eletrônicas ao longo do dia pela equipe de auditoria, composta por servidores do Poder JudiciĂĄrio e do Ministério Público.

Semelhante ao pleito, às 17 horas a votação foi encerrada com a impressão do boletim de urna - extrato dos votos registrados em cada urna - e esses dados foram comparados aos votos das cédulas de papel, computados por um sistema específico, comprovando que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo escrito nas cédulas.

Projeto-piloto

A grande novidade para este ano foi a realização do projeto-piloto do Teste de Integridade utilizando biometria dos eleitores em duas urnas eletrônicas da capital. Ao todo, 144 pessoas participaram do teste e cederam, de forma voluntĂĄria, a biometria para habilitar a urna da auditoria. Pessoas como a dona de casa Fabiola Sousa Tavares, que além de ter sido a primeira a votar na seção 388, foi a primeira eleitora a se voluntariar para o Teste. "Fiquei muito contente em participar do projeto-piloto pois assim me sinto realmente parte do processo eleitoral e posso ter a certeza ao afirmar que as urnas são 100% seguras", comentou.

Garantia da transparĂȘncia

Durante todo o processo de inspeção, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Marcelo Augusto Ferrari Faccioni esteve acompanhando de perto as atividades e destacou a importância de garantir ao eleitor que seu voto serĂĄ contabilizado. "A Justiça Eleitoral realiza um trabalho muito sério. Todos os colaboradores estão comprometidos com o exercício da cidadania, oferecendo ao cidadão transparĂȘncia e a possibilidade dele exercer o seu papel na democracia da forma mais pura e mais limpa", enfatizou Faccioni.

O Teste de Integridade foi aberto ao público, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, coligações, federações, entidades fiscalizadoras, Exército e os integrantes da Missão de Observação Eleitoral (MOE).

"Sou defensor público, mas hoje estou aqui como cidadão que tem interesse em acompanhar a transparĂȘncia e a integridade do processo eleitoral. A eleição não acontece só na coleta de votos, mas também nesse tipo de teste que mostra a idoneidade, a transparĂȘncia e a auditabilidade do processo", afirmou Guilherme Vilela, presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins e membro da MOE.

Fonte: Ascom TRE - TO

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05