JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Votação tranquila em todo o Tocantins na manhã deste domingo de eleições

Votação segue atĂ© às 17 horas em 853 locais de votação

Por Gilsiandry Carvalho em 30/10/2022 às 15:25:29
ASCOM TRE-TO

ASCOM TRE-TO

A votação no Tocantins começou tranquila nos 139 municípios do estado, pontualmente às 8 horas da manhã deste domingo (30/10). Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a irem às urnas para a escolha do Presidente da República. A votação segue até às 17 horas.

A eleitora Maria da Guia foi a primeira a chegar na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Às 6h30 da manhã jĂĄ estava na porta do colégio e ressaltou a importância do voto. "Vim cedo porque moro longe, em chĂĄcara, e queria garantir meu voto. Considero a votação muito importante porque por ela decidimos o futuro para os que vão ficar e para os que estão nascendo, uma garantia de coisa melhor para eles. Sempre incentivo todos os meus parentes a votar porque isso é importante. Com o meu voto eu espero contribuir com a democracia e a liberdade. Tenho 55 anos e sempre votei, nunca deixei de votar e mesmo morando em um lugar distante me esforço para vir porque esse é um momento muito importante", declarou.

Em Aparecida do Rio Negro, o senhor Angelo Velouso Rocha também fez questão de votar. Aos 90 anos, com dificuldades de locomoção e baixa visão, o eleitor da seção 8, instalada no Colégio Meira Matos, votou no início da manhã e destacou a importância de ir às urnas. "Faço questão de votar mesmo sem ter mais a obrigação", disse.

Voto em Trânsito

Por solicitação de voto em trânsito, estão habilitados a votar em Palmas ou Araguaína 1.862 eleitores de outros estados. O jovem Felix de Aquino, de 17 anos, é eleitor de Maceió (AL). Mesmo fora do seu domicílio eleitoral, o estudante não deixou de exercer a sua cidadania. "Mudei recentemente para Palmas e jĂĄ não era mais possível fazer a transferĂȘncia do meu título, então solicitei o voto em trânsito para conseguir votar porque eu acho que todo jovem tem que se posicionar e procurar votar, é um direito de todos e é muito importante", disse.

O voto em trânsito estĂĄ previsto no Código Eleitoral (Art. 233-A) e na Resolução TSE nÂș 23.669/2021 (Art. 28). Pode votar fora do domicílio eleitoral quem solicitou à Justiça Eleitoral até 18 de agosto.

OcorrĂȘncias

Pela manhã, apenas 26 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado; um percentual de 0,6% do total de 3.957 urnas em uso.

Em relação as ocorrĂȘncias registradas pelo Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, até ao meio-dia, em todo o Estado foram registradas oito ocorrĂȘncias relacionadas a boca de urna; propaganda irregular; compra de votos; violação do sigilo do voto e violĂȘncia para obtenção de voto.

Canais de denúncia:

Aplicativo Pardal

Ouvidoria Regional Eleitoral

Ouvidoria da Mulher

Enfrentamento à Desinformação

Canais de checagem:

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05