JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Anatel libera sinal 5G em nove cidades do Tocantins

Palmas foi a primeira cidade do estado a ter sinal da quinta geração.

Por Central TO em 24/02/2023 às 16:27:45
Foto: Divulgação/Anatel

Foto: Divulgação/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativações de estações de 5G em mais 347 municípios. A autorização começa a valer a partir do próximo dia 27.

No Tocantins são 9 cidades contempladas, inclusive o menor município do estado em número de habitantes, Oliveira de Fátima.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

O avanço da limpeza do sinal pelo País tem permitido a Anatel antecipar o cronograma de liberação do 5G em cidades menores. A ativação da tecnologia antes do prazo final, contudo, acontece caso haja interesse das operadoras.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05