JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Campanha contribui para resgatar dignidade menstrual

Instituto Sabin mobiliza campanha de arrecadação de absorventes para beneficiar mulheres em vulnerabilidade econômico-social

Por Sarah Pires em 24/03/2023 às 13:15:48
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mês de março, reconhecido pelas homenagens às mulheres, é um momento que mobiliza a reflexão sobre questões sociais que envolvem o sexo feminino na sociedade e para a busca de soluções. A pobreza menstrual, por exemplo, um fenômeno vivenciado por pessoas que menstruam e não têm acesso a produtos e condições de higiene adequados, entra como pauta de discussão.

O relatório "Pobreza menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos", publicado em 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apresenta a educação menstrual como caminho para o conhecimento sobre o próprio ciclo menstrual e, consequentemente, para a promoção de bem-estar e saúde.

Agindo para promover a qualidade de vida nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, o Instituto Sabin, uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, realiza, há dois anos, a campanha "Dignidade Menstrual". Por meio da ação, são arrecadados itens de higiene pessoal para mulheres em vulnerabilidade econômico-social.

"A falta de acesso aos produtos pode levar ao uso de materiais inadequados e potencialmente perigosos para a higiene e saúde, o que agrava a situação social dessas pessoas, que, muitas vezes, ficam sem condições de procurar um emprego ou ir à escola", aponta Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin.

"Neste ano a campanha acontece até o dia 31 de março e estamos na expectativa de superar os números dos últimos anos", comenta Gabriel.

No Tocantins

As doações podem ser feitas em uma das unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí e Gurupi. Mais informações, basta ligar no número (63) 3215-3532 e pedir para falar com o representante do Instituto ou pelo email [email protected].br.

Em 2022, o Instituto Sabin beneficiou no Tocantins, as mulheres da Comunidade Capadócia com o projeto. Foram doados mais de 1,3 mil pacotes de absorventes arrecadados.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05