JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Aleto realiza sessão solene em homenagem aos Povos Indígenas

Por Luiz Pires em 28/04/2023 às 11:51:33
Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

A Assembleia Legislativa do Estado do TTocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, sessão solene em homenagem aos Povos Indígenas do Tocantins, solicitada pelo deputado Gutierres Torquato (PDT) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres (Republicanos), defensor dos povos indígenas, tendo proposto há 15 anos a criação de uma secretaria de Estado exclusiva para os povos originários do Tocantins.

Amélio passou a presidência da cerimônia para o autor do requerimento, que a conduziu até o final. O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) participou como 1º secretário dos trabalhos, em companhia da deputada Professora Janadi Valcari (PL), que atuou como 2ª secretária na abertura da sessão, sendo depois substituída pela deputada Cláudia Lélis (PV). O deputado Júnior Geo (PSC), que tem ascendência do povo Xerente, também prestigiou o evento.

Todos os parlamentares presentes são defensores das causas dos Povos Indígenas do Tocantins. O deputado Eduardo Mantoan, inclusive, solicitou nesta quarta-feira, 26, a criação do Conselho dos Povos Indígenas do Tocantins.

A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreria, representou o governador Wanderlei Barbosa na solenidade.

Na justificativa de sua proposição, Gutierres Torquato lembrou que o Dia dos Povos Indígenas é comemorado no dia 19 de abril, transcorrendo durante todo o mês homenagens às diversas etnias no Tocantins e no Brasil, de forma geral, a fim de atribuir valoração histórica e cultural aos mesmos. "Sabemos que os povos indígenas são parte fundamental da história e da cultura do nosso país, tendo contribuído significativamente para a formação da identidade nacional", afirma o deputado.

Segundo o parlamentar, "no Estado do Tocantins, a presença dos povos indígenas é marcante, com diversas etnias que habitam a região há séculos, como os Karajá, Javaé, Xerente, Krahô, Apinajé, entre outras. São aproximadamente 14 mil indígenas no estado. Além disso, a cultura indígena é uma importante fonte de inspiração para a cultura Tocantinense como um todo, sendo responsável por influenciar a culinária, a música, a dança e outras manifestações culturais".

Reconhecimento

Narúbia Werreriá agradeceu ao deputado Gutierres Torquato pela requerimento da sessão solene em homenagem aos Povos Indígenas do Tocantins, ao governador Wanderlei Barbosa, pela criação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e aos seus antepassados pela luta até chegar ao ponto das etnias tocantinenses serem reconhecidas em alto grau, em nível de poder público estadual.

A secretária manifestou a certeza de que haverá avanços para as comunidades indígenas do Tocantins, com a parceria concreta entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, no carreamento de recursos e atenção básica para todas elas.

Homenagens

Na ocasião foram homenageados Ismael Apract Krahô, pela manutenção da tradicional figura do Hotxuá, o "palhaço sagrado", tendo, inclusive, feito uma apresentação cultural durante a cerimônia, e Lucirene Behederu Javaé, a primeira cacique do Tocantins, da Aldeia Boa Esperança, na Ilha do Bananal.

Fizeram uso da palavra, além dos parlamentares presentes e da secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Lucirene Behederu Javaé, falando em nome dos homenageados, o Subdefensor Público-Geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e o coordenador da Funai Araguaia/Tocantins, Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente, e a primeira servidora indígena da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins, Wanessa Xerente, nomeada no gabinete do deputado Eduardo Mantoan.

O evento foi prestigiado por representantes de várias etnias do Tocantins, da OAB/TO, Defensoria Pública do Estado, Instituto Indígena do Tocantins, Prefeitura de Palmas e regionais da Funai e da Diretoria de Saúde Indígena.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05