JORGE CONSORCIO

Empresas podem solicitar ao Detran/TO uso de placas de experiência para veículos em testes depois de reparos

Elas são caracterizadas pela cor verde e devem ser afixadas sobre as definitivas. As placas possibilitam que veículos automotores desloquem-se pelas vias públicas após passarem por manutenção para verificar eficiência dos serviços

Por Central TO em 28/06/2023 às 18:18:05
Foto: Divulgação/Detran-TO

Foto: Divulgação/Detran-TO

Com o objetivo de garantir maior segurança às concessionárias e oficinas mecânicas durante testes em veículos que passaram por manutenção, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa sobre a disponibilidade de uso das placas de experiência, por meio de credenciamento das empresas junto ao órgão.

As placas são caracterizadas pela cor verde e devem ser colocadas sobre as convencionais já instaladas nos veículos. Elas são destinadas a pessoas jurídicas registradas para comercializar ou executar reformas e recuperação de veículos, usados ou não.

Ainda de acordo com a Portaria nº 278/2022, que regulamenta o uso da placa, as atividades exercidas pelas empresas e o uso destes dispositivos, serão fiscalizados pelo Detran/TO nos estabelecimentos comerciais, por meio da Gerência de Fiscalização e Segurança do órgão, e nas vias públicas por todas as instituições de fiscalização de trânsito.

As placas serão emitidas por empresas estampadoras credenciadas no órgão e deverão ser fixadas com grampos metálicos ou elásticos sobre as originais do veículo. Em caso de automóveis zero quilômetro, elas deverão ser parafusadas. O veículo poderá circular por até 24 horas, somente no perímetro urbano do município de registro, no intervalo das 8h às 18h.

De acordo com o gerente de Atendimento, Credenciamento e Controle, Gabriel Pereira dos Santos Gomes, a medida tem o objetivo de tranquilizar o proprietário do veículo ou a empresa prestadora de serviço, de possíveis implicações durante a circulação do veículo em testes, após reparos.

"Essa medida tem embasamento no Código de Trânsito Brasileiro e nós a regulamentamos com o objetivo de garantir à sociedade tocantinense o acesso a este serviço. A nossa Gerência está pronta e à disposição para receber os empresários interessados em aderir, para que possamos contribuir com a tranquilidade de nossos usuários", ressaltou.

O cadastro e a autorização são designados a quem atua no Tocantins, porém, cada unidade da empresa deverá ter placas próprias, mesmo que na cidade instalada exista mais de uma loja. O credenciamento terá prazo de validade de 12 meses, renováveis por igual período, desde que as exigências estabelecidas pelo Detran/TO estejam regularmente aplicadas.

Fonte: Detran-TO

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05