JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Exames genéticos auxiliam a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer

Análise de sequenciamento genético apoia a prática clínica há muitos anos e vem se tornando mais acessível na última década, impulsionando a medicina de precisão para pacientes oncológicos

Por Sarah Tamioso em 18/07/2023 às 11:32:13
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 2,9 mil casos novos de câncer devem ser registrados por ano no Tocantins entre 2023 e 2025. Já em todo país, estima-se 704 mil casos anuais. Estes dados foram divulgados na publicação "Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil". As estatísticas norteiam as estratégias na área oncológica brasileira.

Se os números assustam, os avanços científicos têm potencializado os resultados positivos na medicina oncológica. O sequenciamento genético tem contribuído de forma significativa para o enfrentamento da doença. É capaz de realizar o diagnóstico de síndromes de predisposição hereditária ao câncer, proporcionando a possibilidade de acompanhamento e tratamento individualizados e mais eficientes, com recomendações específicas para as condições detectadas.

A equipe de genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde tem intensificado seus investimentos e trabalho no sequenciamento genético de doenças raras, entre elas os cânceres hereditários. "É inegável os benefícios que a genômica tem trazido para o paciente oncológico e também para seus familiares. Por isso, temos buscado ampliar o número de genes analisados de maneira a beneficiar cada vez mais pessoas em suas jornadas de saúde ao longo da vida", destaca o coordenador de genômica do Grupo Sabin, Gustavo Barra. "A medicina de precisão é hoje a melhor estratégia para o tratamento de câncer e os testes moleculares, tanto aqueles realizados no tumor quanto aqueles que informam sobre a constituição genética do paciente, são indispensáveis para a realização dessa abordagem", conclui Gustavo.

Antes da realização dos exames genéticos germinativos - que podem permitir o diagnóstico de síndromes de predisposição hereditária ao câncer -, existem alguns critérios que devem ser avaliados pelo médico que acompanha o paciente. A história familiar de câncer – que pode incluir neoplasias como câncer de mama, ovário e pâncreas – é um desses critérios de avaliação para investigação genética.

"Em casos como o câncer de mama, por exemplo, o diagnóstico da síndrome de predisposição genética para o câncer pode modificar inclusive as recomendações para rastreamento ao longo da vida, aumentando as chances de detecção precoce de possíveis tumores, além de permitir até mesmo condutas preventivas", explica a médica geneticista do Grupo Sabin, Rosenelle Araújo.

"Os benefícios incluem ainda a definição de protocolos mais adequados em função do risco genético e conforme a indicação em diretrizes, procedimentos como cirurgias redutoras de risco e a quimioprofilaxia também podem ser possíveis em alguns casos e podem reduzir o risco de desenvolvimento da doença, por isso é importante discutir com o médico, tanto a indicação do exame quanto às condutas a partir do seu resultado", destaca a médica.

"Câncer é uma doença que assusta, e com razão. Mesmo em casos de desfecho positivo com cura, o tratamento é longo e bastante impactante sobre a vida do indivíduo. Por isso é sempre bom lembrar, que ter uma predisposição hereditária não determina que um indivíduo vai ter a doença. Sabemos que o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas tanto externas - presentes no meio ambiente e também associadas aos hábitos de vida - quanto internas - como hormônios, condições imunológicas, além das genéticas. Esses fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer", explica Rosenelle.

"No entanto, existem fatores que atuam na prevenção do câncer e que todo mundo pode e deve fazer: manutenção do peso corporal, prática regular de atividades físicas, priorizar uma dieta balanceada e saudável e evitar o etilismo e o tabagismo. São medidas acessíveis para todos e fundamentais para quem busca saúde e bem-estar ao longo da vida", conclui a médica.

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no Estado e oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde, a Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes, ao ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05