JORGE CONSORCIO

Governo do Tocantins capacitou 441 pessoas em sete municípios com cursos da Inclusão Produtiva

Nesse período foram capacitadas 441 pessoas e ofertados 940 atendimentos com outra ação, o Dia da Beleza

Por Eliane Tenório em 08/08/2023 às 17:48:17
Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Priscila Ferreira dos Santos, 31 anos, mora em Barrolândia, a 82 km de Palmas, e nesta semana está participando do curso profissionalizante da Inclusão Produtiva de "Panificação solidária", promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a prefeitura municipal de Barrolândia.

"Quero aprender para fazer para minha família e futuramente fazer para vender e ter uma renda a mais", afirmou Priscila. "Estou muito agradecida pela oportunidade".

Também de Barrolândia, a confeiteira Lúcia Barros Pereira, 55 anos, que já atua na área, participa do curso para aprender mais e aperfeiçoar seu conhecimento. "Quero aprender a fazer mais produtos, diversificar a produção e fazer bem feito para conquistar clientes e obter uma renda melhor", afirmou.

Outra participante, Vitória Marques de Sousa, de 18 anos, já está se preparando para investir em seu próprio negócio. "Estou participando do curso de maquiagem para aprender e quero trabalhar nessa área", afirmou.

Para o município de Barrolândia, as capacitações ofertadas são nas áreas de panificação, confeitaria e maquiagem e estão acontecendo entre os dias 07 e 11 de agosto.

Dados

De janeiro a julho de 2023, já foram atendidos 07 municípios, com cursos profissionalizantes, capacitando 441 pessoas. Também foram atendidas 940 pessoas com outra ação da Inclusão Produtiva, o Dia da Beleza.

Municípios atendidos

Palmas, Gurupi, Monte do Carmo, Novo Acordo, Ananás, Peixe, Barrolândia.

"O objetivo central dos cursos é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A proposta do Governo do Tocantins é promover ações e programas que favoreçam a inserção das pessoas no mercado de trabalho por meio de um emprego formal ou do empreendedorismo", destaca o secretário da Setas, Jonis Calaça.

Meta

A meta, até o final de 2023, é atender mais 15 municípios, ofertando 45 cursos e com previsão de capacitar mais 900 pessoas, afirmou o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.

Capacitações

Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecemos prédios das secretarias municipais, salões de igrejas, espaços físicos das câmaras municipais, entre outros, nas cidades citadas, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

Público alvo

Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05