JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Governo do Estado realiza nesta quinta, 10, primeira solenidade pública de posse de reitor e vice-reitora eleitos da Unitins

Cerimônia terá ainda anúncio de mais três polos do TO Graduado e estudo para novos cursos de Graduação na área da Saúde

Por Josiane Mendes em 09/08/2023 às 14:18:15
Augusto Rezende e Darlene Castro foram reeleitos para a Reitoria da Unitins com 96,8% dos votos válidos (Foto: Arquivo Pessoal)

Augusto Rezende e Darlene Castro foram reeleitos para a Reitoria da Unitins com 96,8% dos votos válidos (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) se prepara para mais um dia histórico. Na próxima quinta-feira, 10, o Governo do Estado realizará a primeira cerimônia pública de posse de reitor e vice-reitora eleitos da Instituição, que, neste ano, completou 33 anos. Reeleitos de forma democrática, serão reconduzidos aos cargos o reitor, professor Augusto Rezende, e a vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro. O evento será realizado no auditório da Sede Administrativa da Unitins, na quadra 108 Sul em Palmas, a partir das 16h30, com a presença do governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades locais.

A eleição para reitor e vice foi realizada em 15 de junho, com participação de acadêmicos, docentes e técnicos administrativos, culminando com a reeleição dos gestores com 96,8% dos votos válidos. No dia 31 de julho, o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação do ato de nomeação assinado pelo governador.

Em 2020, quando houve a primeira eleição para reitor e vice-reitor da história da Unitins, em virtude da pandemia da Covid-19 não houve cerimônia de posse, tendo sido o ato restrito e ocorrido no Gabinete do Governador, sendo então a solenidade para o mandato 2023-2027 a primeira festividade pública desse tipo na história da Unitins.

Durante a solenidade de posse, o reitor e o governador também assinarão atos com foco na expansão do Ensino Superior Público no Estado, a inauguração da reforma da Sede Administrativa, a entrega do novo ônibus da Unitins e o lançamento do Hino da Unitins, de autoria de Genésio Tocantins e Katienne Brito Marcelino.

Dentre os atos estão a ordem de implantação de três novos polos do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), por meio do qual a Unitins oferece cursos EaD. Atualmente, a Unitins está presente com o TO Graduado em 12 cidades: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo. O TO Graduado tem o objetivo de expandir a oferta de cursos superiores no Tocantins e ser um importante instrumento de superação das desigualdades sociais.

Em outro ato, o governador assinará a autorização para implantação de grupos de estudo para analisar a viabilidade da criação de quatro novos cursos presenciais de Graduação no Câmpus Palmas, todos na área da Saúde: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Para a vice-reitora Darlene, "a solenidade de posse é um momento muito importante para toda a Unitins e estamos imensamente felizes em poder celebrar com a comunidade acadêmica, líderes de Governo e toda a sociedade tocantinense este ato solene, materializando a escolha dos mais de 96% na nossa chapa, Consolida Unitins".

O reitor Augusto Rezende afirma que a solenidade irá consagrar a democracia institucional, sendo um momento de confraternizar e comemorar com a comunidade acadêmica a maturidade que a Unitins tem conquistado ao longo dos últimos anos.

"Vamos aproveitar a presença do governador para fazer a inauguração da reforma da Sede Administrativa, que há quase 20 anos não passava por uma manutenção, e a gente teve condições de realizar neste momento, sendo um investimento próximo de R$ 3 milhões na obra. A reforma traz uma melhor condição de trabalho para o servidor e, principalmente, uma evolução das instalações e da estrutura como um todo. Faremos também a entrega oficial do novo ônibus da Unitins, investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 2,3 milhões, que serve a Universidade e demais pastas. Então, será um momento de festa e de mostrar à sociedade o quanto a Unitins tem feito em prol do ensino superior", conclui o reitor.


Sobre a Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) é pública e gratuita e está presente em todo o Estado, com cinco câmpus - Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins - além dos 12 polos tecnológicos do TO Graduado. Possui unidades de pesquisa nos municípios de Formoso do Araguaia, Miranorte, Araguaína e está presente em Porto Nacional com o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta).


Oferta 21 cursos de graduação, além de cursos de extensão e pós-graduação. Atualmente, conta com mais de quatro mil alunos matriculados e, em mais de três décadas, já formou mais de 90 mil profissionais.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05