JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Grande Encontro de Troca de Saberes e Farinhada de Jatobá acontece em Caseara

Evento foi promovido pela Associação Onça D

Por Sarah Pires em 10/10/2023 às 14:25:30
Foto: Estúdio Flaviana OX/Associação Onça D´Água

Foto: Estúdio Flaviana OX/Associação Onça D´Água

Amplamente utilizado no processamento de alimentos devido ao seu valor nutricional, rico em minerais e fibras, o jatobá é destaque no enriquecimento de bolos, pães, biscoitos, vitaminas, sorvetes e entrou definitivamente para a composição da alimentação escolar pública. Com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva do fruto, a Associação Onça D"água, de apoio à gestão e ao manejo de Unidades de Conservação no Tocantins, promoveu entre os dias 7 e 8 de outubro, em Caseara/TO, no Projeto de Assentamento Onalício Barros, o Grande Encontro Troca de Saberes e Farinhada de Jatobá.

O evento contou com uma oficina de processamento de farinha de jatobá e reuniu beneficiários das quatro regiões atendidas pelo Projeto Redes: APA Ilha do Bananal/Cantão, APA Jalapão, APA Serra do Lajeado e três municípios da região das Serras Gerais. Zé Mininim, agroextrativista da APA Jalapão, pioneiro na produção de farinha de jatobá no Tocantins, foi quem ministrou a oficina.

RCK EXPRESS

"Foi uma coisa imensa que a gente não tem nem como agradecer, a organização, o atendimento, o trabalho, o local de trabalho, o companheirismo, a vizinhança que estava junto. É uma honra, a gente vai em um lugar desses e volta com muita saudade, com muita vontade de voltar. Não dá pra falar no nome de um por um, mas a gente fala no geral, em todo mundo que nos apoiou, que nos acolheu", agradece o agroextrativista.

Durante o evento, foi apresentado ainda o protótipo de uma máquina desenvolvida em parceria com a Embrapa e o inventor Enoque Oliveira Freitas, para facilitar a retirada da polpa do jatobá, objetivando facilitar o processamento e extração de farinha de forma acessível para as comunidades. De acordo com o diretor executivo da Onça D"água, Maurício Araújo, essa máquina acrescentará dinamismo e melhor aproveitamento da produção pelas famílias agroextrativistas.

Na oportunidade, foi lançado o "Bioextrato de Jatobá e Açafrão", um suplemento alimentar produzido pelas empresas Bionatureza Produtos Artesanais 100% Natural, Agrop (Associação dos Agricultores Familiares e Agroindústrias do Estado do Tocantins), Art.Terra Alimentação Saudável e Ever by Nature, compostas por empreendedores tocantinenses.

"Nós da Onça D'água, agradecemos imensamente a participação das comunidades, dos gestores, equipe técnica e brigadistas das APAs e dos Parques Estaduais do Cantão e Lajeado, convidados e produtores da região e de outros assentamentos, empresários, Embrapa, Instituto Sociedade, População e Natureza(ISPN) e demais participantes", frisa.

Práticas como esta estão sendo apoiadas através do Projeto Rede de Iniciativas Produtivas Sustentáveis em Áreas de Proteção Ambiental no Tocantins, realizado pela Associação Onça D'água, que conta com apoio do PPP-ECOS/ISPN/FUNDO AMAZÔNIA.

As Iniciativas Produtivas Sustentáveis em Áreas de Proteção Ambiental no Tocantins podem ser conhecidas por meio da página SOCIOBIODIVERSIDADE no site da Onça D'água https://www.oncadagua.org.br/galeria.


Foto: Estúdio Flaviana OX/Associação Onça D´Água


Foto: Estúdio Flaviana OX/Associação Onça D´Água

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05