JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Rio Azuis fica barrento após forte enxurrada e fica impróprio para banho

Por Central TO em 27/01/2024 às 10:13:20
Foto: Osmane Silva/Divulgação

Foto: Osmane Silva/Divulgação

O nível do rio Azuis, localizado na cidade de Aurora do Tocantins, sudeste do estado, subiu na manhã desta sexta-feira (26) e chegou a entrar em um restaurante local. As águas cristalinas da atração turística ficaram barrentas.

Segundo a população local, isso aconteceu porque o rio que fica ao lado, o Sobrado, também elevou o nível por causa das chuvas que caíram na região.

Vídeos que circulam nas redes sociais e cedidos por comerciantes locais mostram que o tom azul-esverdeado do leito, que é a principal característica e que dá nome ao rio, se tornou marrom após ser tomado pela enxurrada.

RCK EXPRESS



Rio Azuis

O rio Azuis é um curso de água localizado no município de Aurora do Tocantins, no estado do Tocantins, no Brasil. Com uma extensão de apenas 147 metros, o rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book. O rio está situado às margens da rodovia TO-050, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. O rio Azuis possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É devido à transparência de suas águas que o rio passou a receber o nome de rio Azuis. O rio possui em suas margens alguns pousadas e restaurantes que servem aos visitantes comida regionalista do Tocantins. A partir da rodovia TO-050, há uma pequena rua pavimentada que segue até a nascente do rio.

Embora com toda beleza cênica, o turismo desenfreado pode comprometer a qualidade ambiental do local. Medidas de controle de visitação devem ser adotadas visando a proteção do seu curso d'água, margens e área de preservação permanente.

Fonte: Wikipédia


RCK EXPRESS


Fonte: Atitude Tocantins

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05