JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Deputado Filipe Martins destaca como ABOMIN├üVEL as declarações anti semitas perpetradas por Lula contra Israel

Al├ęm de tratar as declarações anti semitas do petista como "abomin├ível", Filipe Martins assinou uma Moção de Rep├║dio contra o presidente.

Por Pauta Gospel em 20/02/2024 às 15:26:13
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o deputado federal Filipe Martins, PL, as declarações feitas pelo presidente Lula neste domingo (18), durante a coletiva de imprensa que encerrou sua viagem à ├üfrica, foram abomin├íveis. Lula disse que o exército israelense comete genocídio contra os palestinos, fazendo alusão à matança de judeus na Alemanha nazista.

Além de tratar as declarações anti semitas do petista como "abomin├ível", Filipe Martins assinou uma Moção de Repúdio contra o presidente.

Ainda de acordo Martins, o líder político gerou controvérsia ao comparar as ações antiterroristas de Israel em Gaza com o Holocausto, provocando reações acaloradas dentro e fora do Congresso Nacional.

A presente moção vem expressar veemente repúdio às declarações proferidas pelo Presidente Luiz In├ício Lula da Silva, às quais compararam de forma inaceit├ível a tragédia do Holocausto, que vitimou seis milhões de judeus inocentes durante a Segunda Guerra Mundial, com a situação do conflito em Gaza.

RCK EXPRESS

O Holocausto foi um dos episódios mais sombrios da história da humanidade, no qual milhões de pessoas (entre elas centenas de crianças) foram sistematicamente perseguidas, torturadas e exterminadas pelo regime nazista. Foi um genocídio que representou uma afronta aos valores fundamentais de dignidade humana, tolerância e respeito à vida.

Lula x Persona non grata

Nesta segunda-feira, 19, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que o presidente Luiz In├ício Lula da Silva é "persona non grata" no país até que faça retratações. A declaração do diplomata repercutiu, mais uma vez, a fala de presidente da República neste domingo (18/2), quando comparou o desastre humanit├írio em Gaza ao Holocausto.

"Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é "persona non grata" em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras", afirmou o diplomata em publicação no X — antigo Twitter.

O que é "persona non grata"?

"Persona non grata" é um termo legal que se origina do direito diplom├ítico. Ele é usado para descrever uma pessoa que não é bem-vinda ou indesej├ível por um governo ou organização. Este termo é frequentemente aplicado no contexto das relações internacionais, onde um governo pode declarar um diplomata estrangeiro como persona non grata, o que significa que a pessoa não é mais aceita no país e, geralmente, deve deix├í-lo. Essa decisão pode ser tomada por v├írias razões, incluindo atividades diplom├íticas inaceit├íveis, violações de leis locais ou comportamento que o país anfitrião considera ofensivo ou prejudicial aos seus interesses.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05