JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Deputado Filipe Martins destaca como ABOMINÁVEL as declarações anti semitas perpetradas por Lula contra Israel

Além de tratar as declarações anti semitas do petista como "abominável", Filipe Martins assinou uma Moção de Repúdio contra o presidente.

Por Pauta Gospel em 20/02/2024 às 15:26:13
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o deputado federal Filipe Martins, PL, as declarações feitas pelo presidente Lula neste domingo (18), durante a coletiva de imprensa que encerrou sua viagem à África, foram abomináveis. Lula disse que o exército israelense comete genocídio contra os palestinos, fazendo alusão à matança de judeus na Alemanha nazista.

Além de tratar as declarações anti semitas do petista como "abominável", Filipe Martins assinou uma Moção de Repúdio contra o presidente.

Ainda de acordo Martins, o líder político gerou controvérsia ao comparar as ações antiterroristas de Israel em Gaza com o Holocausto, provocando reações acaloradas dentro e fora do Congresso Nacional.

A presente moção vem expressar veemente repúdio às declarações proferidas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às quais compararam de forma inaceitável a tragédia do Holocausto, que vitimou seis milhões de judeus inocentes durante a Segunda Guerra Mundial, com a situação do conflito em Gaza.

RCK EXPRESS

O Holocausto foi um dos episódios mais sombrios da história da humanidade, no qual milhões de pessoas (entre elas centenas de crianças) foram sistematicamente perseguidas, torturadas e exterminadas pelo regime nazista. Foi um genocídio que representou uma afronta aos valores fundamentais de dignidade humana, tolerância e respeito à vida.

Lula x Persona non grata

Nesta segunda-feira, 19, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "persona non grata" no país até que faça retratações. A declaração do diplomata repercutiu, mais uma vez, a fala de presidente da República neste domingo (18/2), quando comparou o desastre humanitário em Gaza ao Holocausto.

"Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é "persona non grata" em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras", afirmou o diplomata em publicação no X — antigo Twitter.

O que é "persona non grata"?

"Persona non grata" é um termo legal que se origina do direito diplomático. Ele é usado para descrever uma pessoa que não é bem-vinda ou indesejável por um governo ou organização. Este termo é frequentemente aplicado no contexto das relações internacionais, onde um governo pode declarar um diplomata estrangeiro como persona non grata, o que significa que a pessoa não é mais aceita no país e, geralmente, deve deixá-lo. Essa decisão pode ser tomada por várias razões, incluindo atividades diplomáticas inaceitáveis, violações de leis locais ou comportamento que o país anfitrião considera ofensivo ou prejudicial aos seus interesses.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05