JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Mais da metade das empreendedoras do TO se dividem entre a maternidade e os afazeres domésticos

Dados do Sebrae apontam que 81% das mulheres no Estado já se sentiram sobrecarregadas por cuidar da empresa, dos filhos, idosos ou parentes

Por Central TO em 05/03/2024 às 21:49:33
Foto: Divulgação/SEBRAE

Foto: Divulgação/SEBRAE

Cuidar dos filhos, dando suporte, educação e afeto, ao mesmo tempo que divide o tempo à frente dos negócios, é uma realidade que faz parte da maioria das empreendedoras do Tocantins. Dados do Sebrae apontam que pelo menos 61% das mulheres donas de pequenas empresas no Estado precisam conciliar a vida profissional com a maternidade e os afazeres domésticos.

Os dados do Sebrae também apontam que no Tocantins, 81% das mulheres já se sentiram sobrecarregadas por cuidar da empresa, dos filhos, idosos ou parentes, ao mesmo que estão à frente do empreendimento. As mulheres empreendedoras gastam em torno de duas vezes mais tempo diário em cuidados com pessoas da família e com afazeres domésticos, se comparadas aos homens. O tempo médio gasto pelas mulheres nesse tipo de atividade é superior a 3 horas diárias, já entre os homens, é pouco mais de uma hora e meia por dia.

Greyce Kelly Andrade Silva, 35 anos, faz parte desta estatística. A empreendedora, que há seis anos toca três óticas em Palmas, cuida de dois filhos pequenos e do pai idoso, enfrenta desafios diários desde o início de sua jornada enquanto empresária. Segundo ela, ao abrir a primeira loja, teve que assumir sozinha o financiamento da empresa após uma parceria fracassada e logo depois, seu esposo faleceu na pandemia. "Meu psicológico ficou totalmente abalado. Não conseguia assimilar tudo que tinha acontecido comigo e meus filhos. Nesse momento, percebi que minha filha e eu precisávamos de terapia, mas só tinha dinheiro para pagar um psicólogo, então, claro, escolhi tratar da saúde mental dela", frisa.

RCK EXPRESS

A empreendedora também relata que enfrenta a cobrança, que ela julga estar relacionada ao fato de ser mulher. Questões como: ser uma boa mãe, uma ótima gerente e a filha exemplar. Diante de todos esses obstáculos, ela diz que é impossível não levantar questionamentos sobre seu trabalho enquanto empreendedora e dona de casa. "Eu não consigo me dividir em três, então estou sempre questionando minhas escolhas, enquanto exerço qualquer um desses papéis. Nesses momentos choro e logo em seguida engulo o choro e sigo a vida. Desse modo vou vivendo e empreendendo", conclui.

Renda

A pesquisa também revela que a necessidade de ter uma renda para sustentar os filhos influenciou mais a mulher do que o homem na hora de abrir um negócio no Tocantins. Segundo a pesquisa, 56% das mulheres tomaram a decisão de empreender devido a este fator. Entre os homens, o percentual foi de 48%.

O estudo ainda revela que 75% das empreendedoras já deixaram de fazer algo para si ou para a empresa para cuidar dos filhos, idosos ou parentes que dependem de suas responsabilidades.
A instituição ainda indica que 52.935 (40,3%) dos 131.353 pequenos negócios existentes no Tocantins são comandados por mulheres. A faixa etária média dessas empreendedoras no Estado é de 41 anos.


Desafios

Sirlene Martins, analista do Sebrae, lembra que o empreendedorismo feminino faz parte do crescimento econômico e social do País. Porém, ela ressalta que apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, as mulheres ainda enfrentam desafios únicos ao ingressar no mundo dos negócios. "A jornada da mulher empreendedora é marcada por uma série de obstáculos, desde o acesso ao financiamento até a quebra de estereótipos de gênero. Muitas vezes, enfrentam dificuldades em serem levadas a sério por investidores e clientes, o que pode afetar diretamente suas chances de sucesso", completa.

Ainda segundo a técnica, a falta de modelos femininos de liderança e a escassez de redes de apoio específicas para mulheres também são questões que as empreendedoras enfrentam diariamente. "A cultura empresarial muitas vezes é dominada por valores tradicionalmente masculinos, o que pode criar um ambiente desafiador para as mulheres que buscam se destacar".

Sirlene também reafirma que instituições como o Sebrae atuam como aliadas indispensáveis para o empreendedorismo feminino, fornecendo as ferramentas, recursos e suporte necessários para capacitar as empreendedoras a alcançarem o sucesso nos negócios. "Ao continuar investindo no desenvolvimento e fortalecimento das mulheres empreendedoras, o Sebrae contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa no processo de construção do Tocantins", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05