JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Desnutrição e desidratação assolam Gaza e 25 já morreram por falta de comida e água

Maior parte das vítimas são bebês; ONU apelou por ajuda humanitária para o enclave palestino.

Por Central TO em 09/03/2024 às 20:19:55
AFP

AFP

Subiu para 35 o número de mortos por desnutrição e desidratação na Faixa de Gaza, informou as fontes médicas locais, acrescentando que a maior parte das vítimas são bebês. "O número anunciado de vítimas da desnutrição e da seca reflete o que chega somente aos hospitais", afirmou o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, em um comunicado.

Neste sábado, 9, foi anunciada a morte de uma menina de 2 meses no hospital Kamal Adwan e uma jovem de 20 anos. "O aumento do número de vítimas da desnutrição e da seca é muito preocupante e confirma que a fome no norte de Gaza atingiu níveis mortais", afirmou o Ministério do encalve palestimo.

Nesta semana a ONU (Organização das Nações Unidas) apelou por ajuda humanitária na região para combater níveis extremos de desnutrição infantil. O fato de "crianças estarem começando a morrer de fome (…) deveria ser um alerta diferente dos outros", afirmou o porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), Jens Laerke. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou cenas "sinistras" de crianças famintas, após auxiliar dois hospitais no norte da Faixa no último fim de semana, pela primeira vez desde outubro.

RCK EXPRESS

A medida que os mortos aumentam, também cresce a pressão internacional sobre Israel para aumentar a ajuda humanitária, especialmente no norte do enclave, onde cerca de 700 mil pessoas correm o risco de passar fome. Está previsto para este final de semana a partida do primeiro navio com alimentos do corredor marítimo vindo de Chipre está previsto para chegar à Faixa, uma iniciativa da União Europeia e dos Estados Unidos.

A guerra entre Israel e Hamas, desencadeada pela invão do grupo islâmico no território israelense, chegou a cinco meses no último dia 7. O conflito já deixou mais de 30,9 mil pessoas mortas na Faixa de Gaza e 72,5 mil ficaram feridas. Nas últimas 24 horas foi registrado ao menos 82 mortos no enclave palestino. "Várias vítimas permanecem sob os escombros e nas estradas e a ocupação impede que ambulâncias e equipes de proteção civil possam chegar até elas", denunciou a pasta. O ataque do Hamas deixou mais de 1,2 mil mortos e 253 sequestrados, dos quais 130 permanecem em cativeiros dentro do enclave palestino.

*Com infomações da EFE

Fonte: JOVEM PAN

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05