JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Por determinação do Ministério da Saúde, Semus suspende vacinação da influenza até chegada de novas doses

Por Denis Rocha em 13/03/2024 às 23:19:35
Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Por determinação do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde (MS), a partir desta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) suspendeu a vacinação contra a gripe. Desta forma, as doses restantes de 2023 serão recolhidas e as novas doses, que protegem contra mais tipos de cepas de vírus, estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano. O procedimento é válido para todos os estados da região Norte do país.

A partir do dia 25 de março, a campanha da influenza acontece nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na região Norte, o Ministério da Saúde mudou a estratégia e autorizou a antecipação da campanha ainda nos meses de novembro e dezembro de 2023, com objetivo de atender às particularidades climáticas da região. Tradicionalmente a campanha nacional de influenza acontecia nos meses de abril e maio.

A mudança atende a determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao não autorizar a aplicação de uma mesma vacina em território nacional com duas composições diferentes. A versão 2024 do imunizante amplia a cobertura e protege de novas cepas identificadas.

RCK EXPRESS

De acordo com o coordenador da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) de Palmas, Hugo Botelho, a vacina contra a gripe é sazonal, ou seja, disponibilizada apenas em campanhas, portanto, não faz parte do calendário básico de vacinação. "Esperamos que tão logo o Ministério da Saúde libere as novas doses, façamos a imunização da população de Palmas", esclarece.

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05