JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Haddad diz que déficit zero depende de crescimento econômico

Ministro da Fazenda ressaltou que o governo está otimista em relação à atividade econômica em 2024

Por Central TO em 22/03/2024 às 13:56:43
Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (22), durante entrevista coletiva em São Paulo, que zerar o déficit primário neste ano dependerá da evolução da economia. Ressaltou, no entanto, que o governo está otimista em relação a como a atividade econômica deve se comportar em 2024. "Nós estamos prevendo crescimento de 2,2%, mas alguns atores do mercado estão projetando cenário ainda mais benigno.

Há economistas muito sérios falando em 2,5%. Isso ajuda na arrecadação, naturalmente", disse Haddad durante uma entrevista coletiva à imprensa na capital paulista. E destacou: "No Caged de fevereiro, os números preliminares, que ainda não são divulgados, confirmam uma trajetória de aumento no emprego e na massa salarial, o que reforça a arrecadação da Previdência." Haddad acrescentou que a aprovação de medidas enviadas pelo Planalto ao Congresso também influencia no resultado fiscal do País.

Resultados das receitas e despesas no 1º bimestre

O ministro da Fazenda considerou "bom" o resultado das receitas e despesas do governo federal no primeiro bimestre, e acrescentou que o governo seguirá acompanhando os números ao longo do ano para ajustá-los de acordo. "A cada bimestre a Receita vai fazendo a reavaliação do que pode entrar ao longo do ano, do risco de frustração, como foi o caso da receita de concessões, que foi revista para baixo. Vai reavaliando as outras receitas, as ordinárias, que no nosso entendimento já desde o ano passado poderiam estar subestimadas", disse Haddad.

RCK EXPRESS

E avaliou o ministro: "A área técnica da Receita é que faz estas estimativas. A minha impressão e a da equipe, por ocasião do envio do orçamento, era que talvez as receitas correntes estivessem um pouco subestimadas, e as extraordinárias superestimadas. Isso está se comprovando, mas elas estão se compensando relativamente bem."

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: JOVEM PAN

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05