JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Papa Francisco cancela de última hora presença na via-crúcis

Em comunicado, Vaticano disse que cancelamento foi para preservar a saúde do pontífice

Por Central TO em 30/03/2024 às 12:48:52
Andreas SOLARO / AFP

Andreas SOLARO / AFP

O papa Francisco, de 87 anos, cancelou de última hora sua participação na via-crúcis, nesta sexta-feira (29), no Coliseu de Roma, em um contexto de preocupação com sua saúde debilitada. "Para preservar sua saúde, na preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o papa Francisco acompanhará a via-crúcis do Coliseu da residência de Santa Marta", anunciou o Vaticano em um comunicado.

A cadeira do papa já estava colocada em uma colina do Coliseu, mas logo após o anúncio, momentos antes do início da cerimônia, os organizadores a retiraram. "Trata-se simplesmente de uma medida de precaução", informou à AFP uma fonte do Vaticano, assegurando que a saúde do papa, que nas últimas horas esteve "em boa forma", não suscita "nenhuma preocupação particular". A tradicional via-crúcis da Sexta-feira Santa no Coliseu é um dos eventos mais importantes do calendário da Igreja Católica e milhares de fiéis de vários países, muitos com velas nas mãos, se reuniram em silêncio para acompanhar este rito da Semana Santa.

RCK EXPRESS

A saúde de Francisco, que esta com 87 anos, tem gerado preocupações recorrentemente. Em fevereiro, o pontífice foi submetido a bateria de exames devido a uma gripe que o obrigou a cancelar alguns compromissos. Em novembro de 2023, ele teve uma infecção pulmonar e gripe, e precisou cancelar uma viagem a Dubai, onde participaria da COP-28. Francisco, que teve parte de um pulmão removido quando jovem, também enfrenta questões no joelho e no nervo ciático, o que o faz utilizar cadeira de rodas em sua locomoção. Em junho do ano passado, ele passou por uma cirurgia devido a uma hérnia abdominal.

Na manhã deste domingo, o papa tem previsto celebrar a missa de Páscoa na Praça de São Pedro, antes de proferir a bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade e o mundo), que costuma versar sobre os conflitos no mundo. O Vaticano informou, em fevereiro, que o papa sofreu de "um leve estado gripal" e que foi examinado em um hospital romano. Desde então, cancelou sua participação em alguns eventos.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05