JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Projeto Abraça ParaĂ­so, da gestão municipal Ă© destaque na 4ÂȘ Mostra Tocantinense de ExperiĂȘncias Exitosas e Inovadoras no SUS

Evento foi realizado na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por Carol Azevedo em 10/04/2024 às 21:15:10
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último dia 4 de abril, o SecretĂĄrio Municipal de Saúde, Arllérico André, participou da 4ÂȘ Mostra Tocantinense de ExperiĂȘncias Exitosas e Inovadoras no SUS, realizada no auditório da SuperintendĂȘncia Estadual do Ministério da Saúde em Palmas.

O evento foi uma oportunidade para apresentar o Projeto Abraça Paraíso, uma iniciativa da gestão municipal voltada para a assistĂȘncia às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e atrasos do neurodesenvolvimento.

O Projeto Abraça Paraíso tem alcançado resultados significativos, com uma média mensal de 960 atendimentos e 256 pacientes com diagnóstico fechado e/ou em fase final na rede municipal de ensino. Levantamentos parciais indicam que esse número pode chegar a 1.000 com a inclusão dos casos de atrasos do neurodesenvolvimento. A equipe multiprofissional do projeto é composta por pediatra, neuropediatra, psicólogo, neuropsicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e educador físico, garantindo uma abordagem completa e integrada.

RCK EXPRESS

A atuação da equipe multiprofissional tem sido fundamental para o sucesso do projeto, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e de linguagem das crianças atendidas. Durante o evento, o SecretĂĄrio Municipal de Saúde, Arllérico André, destacou a importância do Projeto Abraça Paraíso, especialmente na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril. Ele ressaltou que o projeto foi selecionado para apresentação para a equipe técnica do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, sendo reconhecido como um modelo para outros municípios do estado do Tocantins.

O Projeto Abraça Paraíso foi parabenizado pela equipe técnica e banca examinadora da Mostra, que reconheceram o trabalho na implementação dessa iniciativa. Este projeto destaca-se como um exemplo de comprometimento e inovação na assistĂȘncia à saúde infantil, demonstrando o potencial de transformação que iniciativas locais podem ter na melhoria da qualidade de vida da população.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05