JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Taylor Swift retorna ao TikTok após impasse com Universal Music Group

Companhia de música acusou o aplicativo de tentar impedir que seus artistas recebessem uma compensação justa, além de reclamar do uso de inteligência artificial na rede social

Por Central TO em 14/04/2024 às 12:44:57
SUZANNE CORDEIRO/AFP

SUZANNE CORDEIRO/AFP

Após um período de ausência, as músicas de Taylor Swift finalmente retornaram ao TikTok. O desacordo entre a plataforma chinesa e a Universal Music Group (UMG), maior gravadora do mundo, resultou na remoção das gravações da cantora do aplicativo por dez semanas.

A falta de renovação do contrato de licenciamento expirado em janeiro foi o motivo por trás da suspensão. A companhia de música acusou o Tiktok de tentar impedir que seus artistas recebessem uma compensação justa, além de reclamar do uso de inteligência artificial na rede social.

Por outro lado, o aplicativo negou as acusações, afirmando que a UMG criou uma narrativa falsa. A situação gerou um impasse entre as duas empresas. A volta de artista ao TikTok sugere que Swift possa ter feito um acordo separado para garantir que seu novo álbum, "The Tortured Poets Department", seja beneficiado pela plataforma. O lançamento do disco está previsto para a próxima sexta-feira (19).

RCK EXPRESS

Além de Taylor Swift, outros artistas representados pela Universal Music, como Rihanna, Ariana Grande, Drake e Beyoncé, também tiveram suas músicas suspensas do TikTok. No entanto, até o momento, essas gravações ainda não retornaram à plataforma. A situação entre a gravadora e o aplicativo continua sendo acompanhada de perto pelos fãs e pela indústria musical.

*Conteúdo produzido com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro

Comentários

BANNER 05