Governo do Tocantins capacita gestores e entrevistadores do Cadastro Único de 47 municípios

A capacitação ocorre no período de 22 a 26 de novembro

Por Eliane Tenório em 25/11/2021 às 11:52:05
Foto: Setas/Governo do Tocantins

Foto: Setas/Governo do Tocantins

Com proposta de capacitar técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, em 47 municípios da região norte do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza de 23 a 26 de novembro treinamentos, na cidade-polo regional, Araguaína. O encontro visa repassar aos gestores e entrevistadores responsáveis por preencher o Cadastro Único a forma como deve ser feita a entrevista e quais as informações devem ser coletadas para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas sociais.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

A coordenadora do Cadastro Único de Araguaína, Daniella Rocha do Nascimento Chaves, afirmou que, com o anúncio do Programa Auxílio Brasil, que vem substituir o Bolsa Família, o público da região de Araguaína aumentou muito e que capacitação vem num momento muito bom, trazendo informações de como melhor identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. "Prepara e melhora naquilo que a gente já conhecia, aprofundando mais e trazendo excelência, para o atendimento dos entrevistadores, como também para sanar as dúvidas gerais, inclusive dúvidas sobre o Auxílio Brasil", afirma.

A gerente de Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e Benefícios da Setas, Raiza Ramos, destacou que " o mais importante é que os entrevistadores saibam registrar de forma correta a realidade das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, para que estas tenham acesso aos benefícios dos programas sociais".

As informações do Cadastro Único são utilizadas pelo Governo Federal, Estados e municípios para efetivação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Núcleos de Gurupi e Natividade

A mesma capacitação foi realizada, na última semana, para os profissionais dos municípios da região de Gurupi. Na próxima semana será a vez de capacitar gestores e entrevistadores de 26 municípios da regional de Natividade. O objetivo é capacitar os técnicos do Cadastro Único dos 139 municípios do Estado.

Gestor municipal e entrevistador

O gestor municipal é o profissional responsável direto pelo Bolsa Família (atual Auxilio Brasil) e pelo Cadastro Único no município. É ele que faz a articulação entre as áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e outras áreas para viabilizar a gestão do Programa e do Cadastro Único e é o principal interlocutor com o Ministério da Cidadania para o tema. Entrevistador é o profissional responsável por receber as famílias e agendar as entrevistas, entrevistar (nos postos de atendimento e na residência da família, em casos de visita domiciliar) e digitar os dados coletados no Sistema de Cadastro Único.

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