JORGE CONSORCIO

MPTO e Observatório Nacional da Mulher na PolĂ­tica promovem evento em ParaĂ­so do Tocantins sobre participação feminina nas eleições de 2024

Por Shara Alves de Oliveira em 07/05/2024 às 07:40:58
Foto: Divulgação/MPTO

Foto: Divulgação/MPTO

Pré-candidatas, ex-candidatas e mulheres interessadas na temĂĄtica da igualdade de gĂȘnero na política estiveram reunidas na última sexta-feira, 3, na sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins para participar do evento "DiĂĄlogos sobre Mulheres na Política – Construindo Igualdade de GĂȘnero nas Eleições de 2024".

O evento foi promovido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em articulação com pesquisadoras do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), e teve como objetivo promover o debate sobre a participação feminina no processo eleitoral de 2024. As discussões também se estenderam sobre as novas regras eleitorais e os desafios a serem superados para alcançar a igualdade de gĂȘnero na política.

A promotora eleitoral Cynthia Assis de Paula, idealizadora do evento, destacou o papel fundamental do MPTO na promoção da igualdade de gĂȘnero na política. "O Ministério Público atua em diversas frentes para garantir a participação plena das mulheres na vida política, desde a defesa da legislação até o combate à violĂȘncia e à discriminação", afirmou.

RCK EXPRESS

A professora doutora Paula Gabriela Mendes Lima, pesquisadora do ONMP, que iniciou as discussões, afirmou que as desigualdades só serão superadas com a união feminina. "O grupo fortalece a mulher, e a mulher muda a política e promove justiça social", destaca.

No segundo momento, a professora doutora Najla Franco Frattari, também pesquisadora do ONMP, apresentou a pesquisa "De Olho nas Urnas: candidaturas de mulheres e monitoramento da igualdade de gĂȘnero nas eleições de 2024".

Conforme a pesquisa, em 2020, 33,5% das candidaturas eram femininas, mas somente 15,8% das candidatas foram eleitas. "Mulheres pretas, pardas e indígenas ainda tĂȘm mais dificuldade de se candidatar e serem eleitas", afirma a pesquisadora.

Reflexões e perspectivas

A vereadora de Divinópolis, Paula Gil, que participou do evento, ressaltou a importância de informar as mulheres sobre as novas regras eleitorais e de promover espaços de debate sobre os desafios e oportunidades para se alcançar a igualdade de gĂȘnero na política. "É fundamental que as mulheres se unam e lutem por seus direitos", afirmou a vereadora.

O evento "DiĂĄlogos sobre Mulheres na Política: Construindo Igualdade de GĂȘnero nas Eleições de 2024" foi um importante passo para fortalecer a participação feminina na política tocantinense. As palestras, debates e reflexões proporcionadas pelo encontro contribuirão para a construção de uma sociedade mais justa e democrĂĄtica, onde as mulheres tenham oportunidades iguais de participar da vida pública.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05