PF realiza fiscalização de combate a empresas clandestinas de segurança privada

Desde 2017, a Polícia Federal vem realizado essa operação de âmbito nacional

Por Central TO em 26/11/2021 às 16:07:59

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (25/11) a Operação Segurança Legal V em todas as suas unidades no país. Cerca de 590 policiais federais realizam fiscalização de combate a empresas clandestinas de segurança privada.

A operação está sendo realizada durante este dia em todas as 27 capitais e nas 95 unidades descentralizadas da Polícia Federal no país e visa encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal. Está prevista a fiscalização de 565 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros.

No Estado do Tocantins as fiscalizações e vistorias foram realizadas tanto na capital, Palmas/TO, quanto na região de Araguaína/TO, em um esforço conjunto dos efetivos da Superintendência Regional da Polícia Federal em Palmas/TO e da Delegacia da Polícia Federal em Araguaína/TO.

Na capital foram autuados 03 (três) estabelecimentos comerciais utilizando segurança privada de forma irregular, enquanto que na região de Araguaína/TO tivemos 02 (dois) estabelecimentos comerciais autuados por execução de serviço de segurança de forma irregular.

Os estabelecimentos foram notificados, autuados e tiveram suas atividades de segurança não autorizadas encerradas.

Desde 2017, a Polícia Federal vem realizado essa operação de âmbito nacional.

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os "seguranças" clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.


Confira a entrevista com a Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada - Denise Vargas Tenório.


Fonte: Comunicação Polícia Federal

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

BANNER 05