No dia Mundial do Câncer, Secretaria de SaĂșde alerta para importância do diagnóstico precoce

Tocantins possui mais de 1800 pacientes em tratamento de câncer na rede pĂșblica.

Por Gabriela Almeida em 04/02/2022 às 23:56:07
Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

Na sexta-feira, 4, comemora-se o Dia Mundial do Câncer, que foi instituído com o objetivo aumentar a conscientização, além de influenciar governos e indivíduos, para que se mobilizem pelo controle da doença.

Atualmente, a Unidade de AssistĂȘncia de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 1001 pacientes. JĂĄ a Unacom do Hospital Regional de Araguaína (HRA) possui 805 pacientes, totalizando, 1806 pacientes em tratamento de câncer no Estado.

A agente de saúde Ildevan França Araújo (57), no segundo semestre de 2021 descobriu um câncer de mama em estĂĄgio moderado. Iniciado o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela foi encaminhada ao HGP para acompanhamento médico e iniciar os procedimentos da quimioterapia. "Depois de uma série de exames realizados, alguns no sistema particular devido ao número de pacientes, iniciei as sessões de quimioterapia e na primeira fase do tratamento, falta apenas uma sessão", afirma.

Sobre o acompanhamento na unidade hospitalar e o receio de enfrentar uma doença que ainda gera muita ansiedade, ela reforça o atendimento humanizado no HGP e o apoio familiar. "LĂĄ realizamos acompanhamento psicológico e de assistĂȘncia social, como também a atenção de médicos e enfermeiros é muito bom. Para me acompanhar nas sessões, sempre alguém da família estĂĄ junto. Isso me dĂĄ mais força e coragem para enfrentar o tratamento", afirmou.

"O diagnóstico precoce e o rastreamento são as principais estratégias da Política de Atenção Oncológica do Estado. Aliado às ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento potencializam as chances de cura e aumento da sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo", explica o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Souza.

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

ComentĂĄrios

BANNER 05