Governo Federal recepciona brasileiros, estrangeiros e animais de estimação vindos da Ucrânia

Por Central TO em 10/03/2022 às 13:05:47
Foto: Reprodução/TV Brasil

Foto: Reprodução/TV Brasil

O Governo Federal concluiu, nesta quinta-feira (10), a Operação Repatriação. Os passageiros que deixaram a Ucrânia, saíram de Varsóvia, na Polônia, ontem, às 18h30 (horário local) e chegaram a Brasília, às 12h15 (horário de Brasília).

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) - um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy - trouxeram 43 brasileiros, entre eles, 12 menores, além de 19 ucranianos com familiares brasileiros, sendo 3 menores; 5 argentinos, sendo 1 menor; 1 colombiano; e 10 pets. Na chegada à Base Aérea de Brasília, essas famílias foram recepcionadas pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e pela Primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Foto: Reprodução/TV Brasil

Os brasileiros foram resgatados na Ucrânia com o auxílio da Embaixada do Brasil em Kiev e do seu escritório de apoio em Lviv. Todos foram recepcionados, alojados e apoiados pela Embaixada em Varsóvia nos preparativos para o embarque.

Os ministros Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Marcelo Queiroga (Saúde), Augusto Heleno (GSI), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) participaram da recepção aos repatriados, na Base Aérea de Brasília, além do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, que estava entre os passageiros do KC-390.

AUXÍLIO AOS REPATRIADOS – Logo após o desembarque, os repatriados receberam alguns cuidados necessários. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizou aos interessados a vacinação contra a Covid-19.

Após os trâmites burocráticos de entrada no país, todos os repatriados, com o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), receberão passagens aéreas até o seu destino final.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promoveu a liberação do transporte de animais de estimação, que puderam regressar ao Brasil com os seus donos. No momento da chegada, os passageiros foram orientados pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) quanto aos procedimentos sanitários internos a serem adotados em relação aos animais.

MISSÃO – A missão começou com a decolagem de uma aeronave KC-390 Millennium, de Brasília/DF, no dia 07/03, às 15h15, com destino a Varsóvia, capital da Polônia, transportando 11,6 toneladas de donativos destinados à população ucraniana, em atendimento à solicitação daquele país. Durante o percurso de ida e volta, foram realizadas paradas técnicas em Recife/PE, na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal).

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorreu de forma integrada entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Saúde (MS) e da Infraestrutura (MInfra).

AERONAVES – O avião multimissão KC-390 Millennium é a maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. Já foi empregado em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021), o que demonstra a natureza multifuncional do equipamento e a tradição das Forças Armadas brasileiras nesse tipo de operação. Já o VC-99B Legacy, é uma aeronave utilizada, geralmente, para transporte de passageiros, evacuações aeromédicas com equipamento do tipo Unidade de Terapia Intensiva Aérea, e missões de apoio às demais Organizações do Comando da Aeronáutica.


Para o sucesso da missão, ressaltamos a participação dos seguintes órgãos:

Casa Civil;

Agência Nacional de Vigilância Sanitária;

Receita Federal do Brasil;

Aeroporto Internacional de Recife; e

Aeroporto Internacional de Brasília


(Secretaria Especial de Comunicação Social)

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

BANNER 05