JORGE CONSORCIO
GRAFICA REAL

Partidos e candidatos podem descartar sobras de campanha nas associações de catadores do estado

A iniciativa faz parte do direcionamento do Projeto Eleições sem Sujeira 2022

Por Lília Mara em 02/10/2022 às 21:14:14

Após encerrar o 1Âș turno das Eleições Gerais 2022, neste domingo (2/10), partidos e candidatos que detenham sobras de campanha podem encaminhĂĄ-las para as associações de materiais reciclĂĄveis do Tocantins. A iniciativa faz parte do direcionamento do Projeto Eleições sem Sujeira 2022, o qual visa reduzir o derrame de santinhos às vésperas e no dia das eleições, bem como preservar o meio ambiente e reduzir a judicialização do processo eleitoral em decorrĂȘncia da prĂĄtica de propaganda irregular.

Em Palmas - TO, 3 associações podem ser contactadas. Veja relação no Guia Digital para Sustentabilidadenas Eleições de 2022.

"Estamos aguardando a todos que desejarem fazer a entrega do material de campanha. Quem não puder vir aqui, basta entrar em contato conosco que iremos buscar", diz senhor Francisco das Chagas, líder da Associação de Catadores de Material ReciclĂĄvel da Região Norte de Palmas.

O derrame de santinhos é prĂĄtica de propaganda eleitoral irregular considerada crime pela Lei das Eleições 9.504/97. Quem insistir em descumprir a Lei poderĂĄ pagar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil, com pena que pode variar de seis meses a um ano de prisão.

"Acredito que alguns candidatos estão se conscientizando mais sobre a importância de não sujar as ruas no dia eleição, porque estão preocupados com a sua imagem diante dos seus eleitores. Penso que a cada ano estĂĄ melhorando, mas ainda estão sujando as ruas quando realizam as reuniões políticas", explica a eleitora Marivan Coutinho, após votar na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na quadra 301 Norte, em Palmas - TO.

Comunicar erro

ComentĂĄrios

BANNER 05