Morre Siqueira Campos, ex-governador e criador do estado do Tocantins, aos 94 anos

Por Central TO em 04/07/2023 às 19:50:42
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No início da noite desta terça-feira (4), o ex-governador José Wilson Siqueira Campos faleceu aos 94 anos. Siqueira Campos foi o criador do estado do Tocantins e estava internado na UTI de um hospital particular em Palmas desde o dia 29 de junho. Ele não resistiu a uma infecção generalizada. A notícia foi confirmada por seu filho, Eduardo Siqueira Campos.

A hospitalização de Siqueira Campos teve início após ele sentir fortes dores pelo corpo. Durante o período de internação, ele chegou a apresentar melhoras, mas na terça-feira (4) sofreu uma crise renal aguda e precisou passar por hemodiálise.

O ex-governador foi contraído com septicemia, também conhecida como sepse, um quadro perigoso que ocorre quando o organismo reage exageradamente ao combater uma infecção. Devido à gravidade da situação, os médicos precisaram trocar os antibióticos que estavam sendo administrados.

José Wilson Siqueira Campos deixa esposa e oito filhos. Ele foi casado por mais de 40 anos com Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Em homenagem à sua esposa, quatro bairros de Palmas receberam seus nomes. Após o falecimento de Aureny em novembro de 2020, os dois mantiveram uma relação cordial. Posteriormente, Siqueira Campos casou-se com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, com quem teve mais dois filhos.


ex-governador José Wilson Siqueira Campos - Foto: Divulgação

A vida de Siqueira Campos foi marcada por lutas e superações. Aos 12 anos, ele perdeu sua mãe e chegou a viver nas ruas. Buscando melhores oportunidades, expansão por vários estados do Brasil até se estabelecer em Colinas do Norte, atualmente conhecida como Colinas do Tocantins, no então norte de Goiás.

Foi lá que ele iniciou sua carreira política, sendo eleito vereador pela extinta Arena, partido que apoiou o governo militar, em 1965. Em 1971, Siqueira Campos foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos e onde conseguiu articular, de forma mais efetiva, a criação do estado do Tocantins.

Após a aprovação da emenda que criava o estado, Siqueira Campos foi eleito o primeiro governador, exercendo o cargo por um mandato de dois anos. Ele seguiu ao cargo entre 1995 e 2003 e foi reeleito para o quarto obrigatório em 2011. Durante sua campanha, adotou uma postura mais informal, utilizando o personagem "Siquerido" para se aproximar dos convidados.

Em 2014, Siqueira Campos renunciou ao cargo de governador, abrindo caminho para seu filho, Eduardo Siqueira Campos, concorrer a uma vaga no legislativo. Já em 2019, aos 90 anos, o ex-governador tomou posse no Senado Federal, ocupando uma vaga deixada pelo senador Eduardo Gomes -

Comunicar erro
JORGE CONSORCIO

Comentários

BANNER 05